Em atualização Trump na presidência. Inferno nas bolsas. PSI-20 tomba 3%

O PSI-20 desvaloriza 3%, seguindo o sentimento negativo que se vive um pouco por todos os mercados financeiros. Das 18 cotadas do índice luso, 13 recuam acima de 2%.

O cenário mais temido confirmou-se, e os mercados não gostaram. A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA está a ditar um inferno nos mercados. As ações europeias arrancaram a sessão em forte queda, dando continuidade ao maior tombo das ações asiáticas desde o Brexit, dia em que as ações japonesas derrocaram mais de 5%. O ouro dispara perante o aumento da incerteza, o peso tomba e o petróleo também desvaloriza.

A praça lisboeta acompanha o sentimento negativo das pares mundiais, com o PSI-20 a tombar 3,1%, para os 4.420 pontos, e 13 dos seus títulos a registarem perdas acima de 2%.

Entre as cotadas nacionais, a Mota-Engil é a mais penalizada: tomba 7,18%, para os 1,68 euros por ação. Contudo, são sobretudo as energéticas que mais peso exercem no PSI-20. A EDP e a EDP Renováveis deslizam 4,33% e 4,2%, respetivamente, para os 2,8 e 6,18 euros. Já a Galp desliza 1,79%, para os 11,78 euros.

Entre os pesos pesados, de salientar também o recuo de 2,03% das ações da Jerónimo Martins, para os 15,44 euros.

Na banca, o arranque também é negativo. O BCP perde 6%, para os 1,09 euros, no dia em que apresenta o balanço das suas contas no terceiro trimestre do ano. Já o BPI iniciou a sessão a perder 0,09%, para os 1,13 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump na presidência. Inferno nas bolsas. PSI-20 tomba 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião