Dona do Almada Fórum vê lucros aumentarem 8,6% para 457,6 milhões de euros

Os recentes proprietários do Almada Forum destacam a intensa atividade de comercialização registada no primeiro semestre, com mais de 473 mil metros quadrados comprados e renovados.

A Merlin Properties, que adquiriu recentemente o centro comercial Almada Forum, observou um aumento de 8,6% nos lucros para mais de 450 milhões de euros no primeiro semestre, tendo destacado a intensa atividade comercializadora registada nesse período, com mais de 473 mil metros quadrados comprados e renovados, avança o Expansión (conteúdo em espanhol).

A sociedade cotada de investimento imobiliário — socimi –, obteve um resultado líquido de 457,6 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 8,6% do que no mesmo período do ano passado. O EBITDA reduziu 1,9% para 194,8 milhões de euros, enquanto as receitas ascenderam a 247,3 milhões, representando um crescimento de 1,9%.

Os rendimentos brutos aumentaram 3,5% para 243,2 milhões de euros, enquanto os rendimentos líquidos se fixaram em 209,5 milhões de euros, representando uma subida de 0,7%. Relativamente à carteira de ativos, esta alcançou um valor bruto de 11.755 milhões de euros, o equivalente a um aumento de 3,7% face ao primeiro semestre do ano passado. Por sua vez, o valor líquido bateu os 6.604 milhões de euros, mais 6,1% do que no final do ano passado.

De acordo com o Expansión, a Merlin Properties destaca a intensa atividade de comercialização registada no primeiro semestre, com mais de 473 mil metros quadrados comprados e renovados. Por áreas de negócio, no segmento de escritórios, os rendimentos aumentaram 4,7% dos rendimentos nas renovações efetuadas, enquanto a ocupação cresceu até se fixar nos 87,9%.

No mercado dos centros comerciais, os rendimentos aumentaram 3,2% em termos homólogos, tendo a ocupação subido 88,2%. Na semana passada, a socimi espanhola adquiriu a Torre Zen, no Parque das Nações, um edifício com uma área de 10.515 metros quadrados, e com a Danone, a Padaria Portuguesa, a Upstar Comunicações e a Avigilon como inquilinos.

Recorde-se que, em julho, os espanhóis da Merlin Properties compraram o centro comercial Almada Forum por um total de 406,7 milhões de euros à gestora norte-americana Blackstone. As receitas anuais do shopping em rendas atingem 24 milhões de euros e a empresa vê possibilidade de crescimento.

A Merlin Properties já tem vindo a investir em Portugal, atraída pela rentabilidade do imobiliário. No ano passado comprou ao Novo Banco um edifício em Lisboa, no Marquês de Pombal, por 60,3 milhões de euros e já em abril deste ano adquiriu mais um edifício em Lisboa, na zona do Parque das Nações, por 33,3 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona do Almada Fórum vê lucros aumentarem 8,6% para 457,6 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião