Mais de 301 mil jovens não estudam nem trabalham
13,3% dos jovens entre os 15 aos 34 anos não estavam empregados, nem a estudar ou em formação.
Há 301,7 mil jovens que não estudam nem trabalham em Portugal. Este grupo representa 13,3% do total de jovens entre 15 e 34 anos no terceiro trimestre do ano, indica o Instituto Nacional de Estatística.
Em causa está uma subida de 0,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior e uma descida de 0,5 pontos face ao mesmo período de 2015.
As características deste grupo são publicadas esta quarta-feira no destaque do INE sobre os dados do emprego e desemprego. Quem são estas pessoas?
- 52,6% são mulheres
- 58,8% são pessoas dos 25 aos 34 anos
- 44,1% tem nível de escolaridade completo correspondente, no máximo, ao 9º ano
- 54,8% são desempregados (os restantes são inativos)
Entre o segundo e o terceiro trimestres do ano, a taxa de jovens que não têm emprego e que também não estão em educação ou formação mais do que duplicou no grupo etário entre os 15 e 19 anos. Mas em comparação homóloga, a redução foi mais visível neste grupo (-1,1 pontos).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de 301 mil jovens não estudam nem trabalham
{{ noCommentsLabel }}