Dívida pública portuguesa dá trambolhão em junho. Está nos 246,7 mil milhões

A diminuição da dívida pública em junho já era esperada, depois de o Tesouro português ter devolvido aos mercados mais de 6,6 mil milhões de euros. É a maior queda deste ano.

A dívida pública caiu para 246,7 mil milhões de euros em junho deste ano, o que representa uma redução de 3,6 mil milhões relativamente ao mês anterior. Os dados foram publicados, esta quarta-feira, pelo Banco de Portugal.

Esta quebra acontece depois de, no mês passado, o Tesouro português ter devolvido aos mercados mais de 6,6 mil milhões de euros, montante relativo a uma linha de obrigações que foi emitida há dez anos. Assim, já era esperado que a dívida pública registasse uma diminuição significativa em junho, depois de, em maio, ter atingido o valor mais elevado de sempre: 250,3 mil milhões de euros.

Contudo, no mesmo mês em que fez este reembolso, o Tesouro fez vários leilões de dívida, emitindo um total de 2.250 milhões de euros em dívida no mês de junho.

Ainda assim, esta é a maior queda mensal registada este ano. São menos 3,6 mil milhões em relação a maio, ou uma redução de 1,44%. Em 2018, só em março é que a dívida pública tinha caído, mas a um ritmo muito menos acentuado. Nessa altura, a redução foi de apenas 156 milhões de euros, ou menos 0,06% em relação a fevereiro.

É também a primeira vez desde fevereiro de 2016 que é registada uma queda homóloga da dívida pública. Em junho do ano passado, estava nos 248,9 mil milhões, o que significa que sofreu uma quebra homóloga de 0,91% em junho deste ano.

Dívida tem a maior queda do ano

O Banco de Portugal justifica que, para esta diminuição, “contribui essencialmente o decréscimo dos títulos de dívida e dos empréstimos”. A instituição dá ainda conta de que, subtraídos os depósitos das administrações públicas, a dívida líquida ascendia, em junho, a 227,5 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 1,1 mil milhões.

É com esta trajetória de descida que o Governo está a contar para alcançar um rácio de dívida pública de 122,2% do PIB, a meta para 2019 que vem estabelecida no Programa de Estabilidade. Em março, o último mês para qual este dado está disponível, a dívida pública atingiu 126,4% do PIB, valor que ainda está acima da meta do Governo.

Notícia atualizada pela última vez às 11h26 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública portuguesa dá trambolhão em junho. Está nos 246,7 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião