Portugal tem a maior almofada financeira da União Europeia. Mas a dívida continua a ser das mais altas

Portugal terminou o primeiro trimestre do ano com a terceira maior dívida da União Europeia, mas uma parte diz respeito a depósitos e outros ativos que compõem a maior almofada financeira da região.

Março de 2018 terminou com o país a registar uma almofada financeira no valor de 13% do PIB, segundo as estatísticas divulgadas esta sexta-feira pelo Eurostat. Portugal surge destacado neste indicador. Itália aparece a seguir com um valor de ativos de moeda e depósitos de 10,5%, sendo que a média comunitária é de apenas 3,3%.

Como Cristina Casalinho, presidente do IGCP, explicou no ano passado, Portugal ter uma almofada financeira reforçada funciona como uma espécie de apólice de seguro para o financiamento do Estado contra eventuais riscos no mercado de financiamento. Isto depois da experiência recente em que o país só obteve financiamento por via de empréstimos oficiais da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

“É uma proteção eficaz em momentos de crise. Preferimos não ter o contrafactual. Sou uma pessoa tradicionalmente conservadora”, sublinhou uma vez a responsável pela gestão da dívida pública portuguesa.

Almofada portuguesa destaca-se na Europa

Fonte: Eurostat

Portugal tem uma das maiores dívidas da Zona Euro, o que torna o país mais suscetível a eventuais choques no mercado. Segundo o Eurostat, tem mesmo a terceira maior dívida pública na região: 126,4% do Produto Interno Bruto (PIB), correspondentes a um valor bruto de 245,8 mil milhões de euros. Só os gregos e os italianos superam Portugal neste campeonato, tendo terminado o primeiro trimestre do ano com um rácio da dívida de 180,4% e 133,4%, respetivamente.

Dos 126,4% de dívida pública, 13% referem-se à almofada de liquidez, 75,4% é dívida representada por obrigações e 38% são empréstimos oficiais contraídos no âmbito do programa de assistência financeira.

Os 124,6% de dívida portuguesa comparam negativamente com a média da Zona Euro, que foi de 86,8%. O endividamento público dos Estados membros situava-se 9,7 biliões de euros no final de março.

Ainda de acordo com os dados do Eurostat, Portugal terminou o primeiro trimestre do ano com as contas públicas nacionais a apurarem um défice de 0,5% do PIB, o terceiro menor défice orçamental entre os parceiros da moeda única que tiveram as finanças no vermelho no final daquele mês — foram seis os países que registaram défice no final do primeiro trimestre.

No agregado da Zona Euro, o défice orçamental foi de -0,1%, traduzindo uma melhoria de 0,5 pontos percentuais face ao saldo orçamental negativo apurado no mesmo período do ano passado (-0,6%).

(Notícia atualizada às 11h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem a maior almofada financeira da União Europeia. Mas a dívida continua a ser das mais altas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião