Hoje nas notícias: médicos, CP e incêndios

  • ECO
  • 8 Agosto 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O meio da semana não escapa aos incêndios. Os jornais, televisões e rádios continuam a noticiar, em especial, o fogo em Monchique, que já dura há seis dias. O comandante Vítor Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil que estava a coordenar as operações, foi ontem afastado e, nas notícias, relembra-se o incêndio na serra do Caldeirão, em 2012, também comandado pelo mesmo profissional. Na saúde, o concurso para recém-especialistas médicos dos últimos anos está a dar que falar, tendo ficado com vagas por preencher. Finalmente, no imobiliário, parece que a venda de casas não para, mesmo com novas as regras de crédito à habitação.

Quase 10% das vagas para recrutar médicos ficaram vazias

O maior concurso para recém-especialistas médicos dos últimos anos ficou com vagas por preencher. Do total de 1.234 vagas disponíveis, 117 ficaram vazias. Ou seja, 10% do total de vagas disponíveis. Em causa está o concurso lançado pelo Governo a 26 de julho que tinha como um dos objetivos captar profissionais que estão fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No total concorreram 1.117 médicos que não foram suficientes para ocuparem a totalidade das vagas disponíveis, 378 das quais para medicina geral e familiar e 856 para áreas hospitalares e de saúde pública. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

CP só gastou um décimo da verba que tem para investimentos

A CP só utilizou 10,6% da verba que tem disponível para investimentos este ano. Em causa estão 4,7 milhões de euros de um bolo de 44 milhões que a empresa pública tem reservados no Orçamento do Estado para 2017, segundo dados da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). A subutilização dos montantes à disposição da empresa não é nova. O ano passado, a CP só executou 27% do orçamento que tinha à sua disposição. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Novas regras no crédito não travam vendas de casas

No passado dia 1 de julho foram implementadas, por recomendação do Banco de Portugal, novas regras na concessão de crédito à habitação, com o objetivo de conter a euforia em torno do financiamento bancário. No entanto, de acordo com as imobiliárias o objetivo não está a ser concretizado, uma vez que as vendas de casas aumentaram no último mês de julho. Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Helicópteros da Proteção Civil alugados não têm espuma antifogo

O incêndio em Monchique, Algarve, continua a dominar os jornais. O Jornal de Notícias revela que os helicópteros da Proteção Civil alugados não têm espuma antifogo. De acordo com o jornal, são 40 aeronaves que não possuem os químicos que ajudam a combater fogos, como o que está a acontecer em Monchique, dado o seu efeito retardante. A opção do Executivo foi adjudicar bombardeamento apenas com água, uma opção que é criticada pelos bombeiros. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Comandante Vaz Pinto afastado da coordenação do incêndio em Monchique

Esta quarta-feira, o jornal i (acesso pago) destaca em manchete afastamento do comandante da operação, Vítor Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil. Vaz Pinto “já tinha falhado no Caldeirão em 2012”, lembra o jornal, sublinhando que, na altura, arderam 20 mil hectares de serra. Ainda sobre uma questão relacionada sobre os incêndios, a PSP confirmou a notícia que tem sido avançada durante esta semana sobre as 173 chamadas não atendidas no 112.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: médicos, CP e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião