5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 10 Agosto 2018

A inflação em Portugal está estável? E as emissões de dívida na UE? Qual o valor das atuais reservas de petróleo exploradas? Tudo dados a conhecer esta sexta-feira.

Em pleno agosto, existem menos divulgações de indicadores mas esta sexta-feira é rica em dados aos quais os investidores podem ficar atentos. Entretanto, duas greves vão marcar o dia na Europa e também em Portugal. Saiba o que esperar desta sexta-feira.

INE: Como evoluem os preços em Portugal?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta manhã o Índice de Preços no Consumidor, ou seja, o valor da inflação, referente ao mês de julho. Em junho, a inflação foi de 1,5%, mais alta do que no mês anterior, uma subida que é principalmente provocada pelos preços dos combustíveis e energia.

Ryanair: Pilotos da Irlanda, Suécia e Bélgica em greve

Os pilotos da companhia Ryanair low cost da Irlanda, Suécia, Bélgica e Alemanha decidiram começar esta sexta-feira uma greve que pode custar 20 milhões de euros à empresa em compensações aos passageiros afetados. Os pilotos reivindicam melhores salários e condições de trabalho, exigências a que a transportadora não se tem mostrado aberta. A greve deverá afetar cerca de 400 voos e mais de 67 mil passageiros em toda a Europa, segundo estimativas da AirHelp.

BCE mostra as taxas de juro a longo prazo

O Banco Central Europeu divulga esta sexta-feira indicadores estatísticos para as taxas de juro das dívidas soberanas a longo prazo, permitindo aos investidores planear os seus investimentos nestes títulos.

Atenção às energéticas

Em Paris, a Agência Internacional de Energia publica o Relatório do Mercado de Petróleo, que contém informação que habitualmente influencia os valores e movimentações dos títulos energéticos nas bolsas mundiais. Os preços do petróleo deverão começar a cair até ao final deste ano porque os riscos gerados pelo contexto geopolítico, que têm motivado a subida dos preços da matéria-prima, deverão diminuir nos próximos meses, levando o barril de Brent, o petróleo negociado em Londres, a cair para uma média de 72 dólares.

Enfermeiros param no IPO de Coimbra

Acompanhando o movimento de protesto que tem agitado os enfermeiros de norte a sul do país, o SEP convoca uma greve esta sexta-feira no IPO de Coimbra, para exigir a contratação de mais enfermeiros assim como progressão nas carreiras. Já na próxima semana, é a vez do Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem (SIPE) e do Sindicato dos Enfermeiros (SE), que marcaram uma greve geral da classe para o período entre 13 e 17 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião