Wall Street no vermelho contagiado pela crise turca

Na última sessão da semana, Wall Street abriu em terreno negativo, pressionado pela espiral descendente da moeda turca. As ações da Tesla continuam a corrigir, depois do disparo de terça-feira.

Na última sessão da semana, a praça nova-iorquina abriu no vermelho, pressionada sobretudo pela espiral descendente da moeda turca. Esta quinta-feira, as ações da Tesla continuam a desvalorizar e as da Intel já recuam mais de 2%.

Na abertura da sessão, o índice de referência, o S&P 500, está a desvalorizar 0,49% para 2.839,64 pontos. Também o industrial Dow Jones está a cair 0,42% para 25.401,19 pontos e o tecnológico Nasdaq segue a tendência, recuando 0,72% para 7.834,71 pontos.

Os investidores mostram, assim, claros sinais de nervosismo, face à evolução negativa da moeda turca. Esta sexta-feira, a lira está a afundar cerca de 10% para novos mínimos históricos. Isto depois da reunião dos representantes turcos e norte-americanos sobre a detenção de um pastor norte-americano na Turquia não ter produzido uma solução para esta crise diplomática.

Os problemas nos mercados emergentes são mais relevantes do que nunca devido ao estatuto de motores do crescimento global que têm assumido”, sublinha, neste quadro, Peter Cecchini, analista na Cantor Fitzgerald, citado pela Reuters.

A contribuir para o receio sentido pelos investidores está também o eventual impacto das novas tarifas aduaneiras aplicadas pelos EUA sobre a inflação. Os economistas estimam que em julho o índice de preços do consumidor tenha subido 0,2%.

Também a pesar sobre Wall Street, os títulos da Intel estão a recuar 2,43% para 48,92 dólares, depois do Goldman Sachs ter baixado o rating destas ações devido aos problemas que a fabricante tem enfrentado na produção de chips.

Na sessão desta sexta-feira, há ainda que manter debaixo de olho os títulos da Tesla, que estão a descer 0,77% para 349,75 dólares. Na terça-feira, Elon Musk anunciou, no Twitter, que está a ponderar retirar de bolsa esta empresa de veículos elétricos, o que levou as suas ações a disparar mais de 10%. Nas últimas sessões, a tendência registada tem sido, contudo, a inversa, isto é, têm vindo a corrigir. Esta manhã, a administração de a gigante adiantou que está a avaliar a proposta de Musk.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street no vermelho contagiado pela crise turca

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião