Turquia arrasta Europa. Lisboa das menos penalizadas

A instabilidade turca pressionou as bolsas europeias, que registaram perdas superiores a 1%. Lisboa também caiu, mas com uma queda menos acentuada.

Lisboa não conseguiu terminar a semana acima da linha de água, depois de quatro sessões consecutivas de ganhos. A queda da lira turca pressionou as praças europeias, mas as perdas da bolsa portuguesa não foram tão acentuadas.

O PSI-20, principal índice português, terminou a sessão a perder 0,24% para os 5.628,60 pontos, pondo fim aos ganhos. Das 18 cotadas no índice, nove terminaram a descer, sete a subir e duas mantiveram-se inalteradas.

As principais praças europeias ficaram no vermelho, pressionadas pela instabilidade turca e as novas tarifas de Trump. O índice europeu Stoxx 600 caiu mais de um ponto percentual. O CAC 40 perdeu 1,7%, e o DAX e o IBEX 35 encerraram com quedas de 2%.

A liderar as perdas esteve a Sonae Capital, que desvalorizou 1,58% para os 0,87 euros. A Sonae também caiu, 1,2% para os 0,98 euros.

O grupo EDP ficou no vermelho, com a Renováveis a cair 0,4% para os 8,76 euros. A queda acontece num dia em que a ERSE anunciou que multou a EDP Comercial por violação de direitos dos consumidores.

A Navigator e a Semapa registaram perdas superiores a 1%. A Galp Energia manteve-se estável, depois das notícias das mudanças nos preços dos combustíveis. As cotações do brent e do crude conseguiram ficar no verde.

Do lado positivo, destaque para o BCP, que subiu 0,23% para 0,26 euros. Também a Nos e a Mota-Engil terminaram no verde, a última a valorizar 0,17% para os 2,89 euros.

(Notícia atualizada às 17h08).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia arrasta Europa. Lisboa das menos penalizadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião