5 coisas que vão marcar o dia

Dados sobre os preços na Zona Euro e sobre as previsões da atividade económica nos Estados Unidos da América vão marcar esta sexta-feira.

Esta sexta-feira é marcada por indicadores estatísticos. Conhece-se hoje o estado dos preços na Zona Euro e as previsões para a economia norte-americana. Além disso, são esta sexta-feira divulgados os preços da carne nos vários países da União Europeia. A greve geral de enfermeiros que está a acontecer em Portugal está, também, na ordem do dia, naquele que é o último dia marcado de paralisação.

Como andam os preços na Zona Euro?

Esta sexta-feira, o Eurostat tem marcada na sua agenda a divulgação dos valores da inflação IHPC (Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor) relativos ao mês de julho, na Zona Euro. Em Portugal, no passado mês de junho, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelou uma estimativa rápida da taxa de inflação de Portugal e concluiu que houve um aceleramento de 1,6%.

Previsões para a economia norte-americana

O Conference Board, uma organização norte-americana, divulga o Leading Index, que é um indicador económico utilizado para prever a atividade económica para os Estados Unidos da América (EUA). A Universidade do Michigan também vai publicar as estimativas preliminares de inflação, que medem a variação esperada pelos consumidores no preço de bens e serviços durante os próximos 12 meses.

Último dia de greve dos enfermeiros

Em Portugal, termina esta sexta-feira a greve geral dos enfermeiros, marcada pelo Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo Sindicato dos Enfermeiros (SE), que teve início no passado dia 13 de agosto, segunda-feira. Em causa está o descongelamento da carreira destes profissionais e os sindicatos protestam não terem chegado a acordo relativamente à categoria de enfermeiro especialistas.

A quanto se vende a carne?

O gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat, apresenta hoje os dados sobre os preços da carne. No ranking é possível consultar qual o preço da carne em cada um dos 28 países membros da União Europeia.

Um mês em bolsa: a Raize está de parabéns?

Foi a 18 de julho que a Raize se estreou na bolsa portuguesa, num IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla inglesa) que foi alvo de muito interesse por parte dos investidores. Este sábado, passa precisamente um mês dessa data. Não acontecendo nada de extraordinário nesta sexta-feira, a startup fecha o primeiro mês em bolsa com razões para sorrir. A apenas uma sessão para concluir essa efeméride, as ações da empresa de crowdfunding acumulam uma valorização de 13%. Irá a Raize encerrar com chave de ouro esse primeiro mês em bolsa?

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião