5 coisas que vão marcar o dia
É dia de estatísticas. O Banco de Portugal revela os dados da balança de pagamentos, o Eurostat publica os números da relação comercial entre a UE e a Turquia e os EUA reportam os stocks de petróleo.
Esta terça-feira ficará marcada pela publicação de vários dados estatísticos. O Banco de Portugal publica os números mais recentes da balança de pagamentos, relativos a junho, enquanto o Eurostat revela dados sobre as relações comerciais entre a União Europeia e a Turquia. Nos Estados Unidos, as autoridades norte-americanas reportam os stocks de petróleo da semana passada. Na Venezuela, é dia de protesto contra o pacote de mudanças económicas introduzido pelo governo de Nicolás Maduro.
BdP apresenta estatísticas da balança de pagamentos
O Banco de Portugal publica, esta terça-feira, vários indicadores económicos, incluindo os dados mais recentes relativos à balança de pagamentos. No conjunto dos cinco primeiros meses do ano, as externas nacionais agravaram a situação deficitária, com o saldo conjunto da balança corrente e de capital a registar um défice de 1.311 milhões de euros, o que compara com 952 milhões de euros negativos em igual período do ano passado. Os dados divulgados esta terça-feira já permitirão fazer o balanço do primeiro semestre.
EUA reportam stocks de petróleo
O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) vai divulgar as estatísticas dos stocks de petróleo no país na semana iniciada a 13 de agosto. Isto numa altura em que os preços da matéria-prima têm estado a cair nos mercados internacionais, depois de a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter revisto em baixa as estimativas para a procura do seu petróleo no próximo ano, em resultado do aumento da exploração dos produtores fora da esfera do grupo, como é o caso dos Estados Unidos.
Eurostat divulga dados do comércio entre a UE e a Turquia
O Eurostat vai divulgar dados das relações comerciais entre a União Europeia e a Turquia, numa altura em que o país atravessa uma crise cambial provocada pela tensão política com Washington. A lira turca chegou a desvalorizar mais de 40% contra o dólar, um movimento que se acentuou depois de Donald Trump ter anunciado que os Estados Unidos vão duplicar as tarifas impostas às importações de aço e de alumínio provenientes da Turquia.
Tensão na Venezuela depois das mudanças de Maduro
A braços com uma série de mudanças económicas profundas introduzidas pelo governo de Nicolás Maduro, a oposição venezuelana convocou uma greve geral para esta terça-feira. Recorde-se que, esta semana, entrou em vigor o chamado “paquetazo rojo” (pacote vermelho de medidas), onde se inclui a introdução de uma nova moeda, o bolívar soberano, e a sua ligação à criptomoeda Petro, por sua vez indexado à cotação do petróleo. As mudanças implicam ainda uma subida do IVA e o aumento do salário mínimo para o equivalente a cerca de 30 dólares por mês. A greve geral foi convocada pelos partidos da oposição Primeiro Justiça, Vontade Popular e Causa R.
Benfica atrás de 40 milhões de euros
O Benfica disputa, esta noite, a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões contra o PAOK. O clube lisboeta luta por um lugar na fase de grupos do campeonato, depois de ter eliminado o Fenerbahçe na última pré-eliminatória. Se chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica irá receber 40 milhões de euros, para além um montante semelhante que espera encaixar com transmissões televisivas e receitas de bilheteira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}