Carta de condução só para quem aprender a usar desfibrilhador

  • ECO
  • 22 Agosto 2018

O grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde recomenda que quem tirar a carta seja obrigado a aprender a usar um desfibrilhador. Profissionais da PSP e GNR devem também ser formados.

Tirar a carta de condução vai passar a ser sinónimo de aprender a usar um desfibrilhador automático externo. Pelo menos, é isso que recomenda o grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde, avança o Jornal de Notícias (acesso pago). Os profissionais das forças de segurança, os nadadores-salvadores e os membros da tripulação de aviões também devem vir a ser obrigados a receber formação em suporte básico de vida.

O grupo de trabalho recomenda ainda que os alunos do Ensino Secundário e dos cursos superiores de Ciências da Saúde e do Desporto tenham se receber esta formação.

Esta medida — cujo objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas saibam lidar com paragens cardiorrespiratórias com recurso a este tipo de aparelhos — deverá fazer disparar, nos próximos anos, o número de desfibrilhadores instalados em locais públicos.

De facto, pretende-se que estes dispositivos sejam instalados em locais onde, em média, passem pelo menos mil pessoas por dia, isto é, em centros comerciais, monumentos, comboios de longo curso e ginásios.

O grupo de trabalho em causa foi criado para analisar requalificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. O relatório que acabou por ser produzido neste âmbito está agora em discussão pública até 27 de agosto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carta de condução só para quem aprender a usar desfibrilhador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião