Energia pressiona bolsa. BPI brilha com subida de 9%

Lisboa arrancou a sessão em queda. Está a contrariar a tendência das restantes praças europeias, penalizada pelos títulos do setor energético. Fora do PSI-20, o BPI dispara 9%.

Lisboa abriu a sessão no vermelho. A bolsa nacional contraria, assim, a tendência positiva que se verifica na maioria das restantes praças europeias, penalizada pelos títulos do setor energético. Fora do índice principal, o BPI é a estrela. As ações do banco liderado por Pablo Forero estão a disparar 9%.

O PSI-20, principal índice de referência nacional, está a desvalorizar 0,11% para os 5.484,97 pontos, com a maioria das empresas cotadas em queda. A contribuir para este movimento está, sobretudo, a EDP Renováveis, que cai 0,87% para 8,58 euros, mas também a EDP que desvaloriza 0,27% para os 3,389 euros. A Galp recua 0,14%.

Nas quedas, destaque ainda para os CTT, que recuam 0,36% para 3,298 euros, mas também para a Navigator que cede 0,32% ao mesmo tempo que a “holding” Semapa lidera as subidas no PSI-20. Depois da garantia de continuidade dada pelo CEO da empresa, após a morte de Pedro Queiroz Pereira, os títulos somam 0,56% para 18,04 euros. Juntamente com a Jerónimo Martins, impede uma queda mais expressiva do PSI-20.

Fora do índice principal, o destaque vai para o BPI. O banco brilha em bolsa, subindo 9% para 1,57 euros, isto depois de a CMVM ter anunciado que vai nomear um auditor independente para definir o valor a que o CaixaBank terá de pagar aos investidores no âmbito do pedido de perda de qualidade da sociedade aberta.

Nos media, depois da forte subida na sessão anterior, a Impresa ainda não fez qualquer negócio, assim como a Media Capital. A Cofina, por seu lado, apresenta uma valorização de 0,63% para 63,60 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h26 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia pressiona bolsa. BPI brilha com subida de 9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião