Mudança de hora terá o tempo contado. Europeus querem fim do horário de verão
O inquérito esteve disponível online até meados de agosto. A maior parte dos inquiridos demonstrou vontade de abolir o sistema que altera a hora consoante as estações do ano.
Mudar os relógios no verão e no inverno é um costume que se segue há décadas. Agora, a sua hora pode chegar ao fim. Num inquérito feito pela Comissão Europeia, ao qual responderam cerca de 4,6 milhões de pessoas, mais de 80% dos inquiridos estarão contra a mudança de hora.
Naquela que terá sido a maior consulta pública online feita pela UE, que esteve disponível até 16 de agosto, perguntou-se se gostariam de abolir o sistema que avança uma hora no verão, e recua no inverno.
Os resultados oficiais ainda não foram publicados pela Comissão, mas meios de comunicação alemães, como o Deutsche Welle (acesso livre/conteúdo em inglês) reportam através de fontes da UE que oito em cada dez dos inquiridos deseja manter sempre a mesma hora.
A Comissão Europeia vai avaliar os resultados para emitir uma decisão. Na origem da preocupação está a possibilidade de que a alteração dos relógios prejudica a saúde dos habitantes, por exemplo através de alterações no sono. Entre os países que se manifestaram mais ativamente contra o sistema de mudança de hora encontra-se a Finlândia, a Suécia e Polónia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mudança de hora terá o tempo contado. Europeus querem fim do horário de verão
{{ noCommentsLabel }}