Férias fazem disparar consumo de gasóleo

A procura por diesel em agosto foi a mais elevada desde, pelo menos, 2012, de acordo com os dados da ENMC. Aumentou em 8,6% face ao mesmo mês de 2015.

Com o verão, os portugueses fizeram-se à estrada. O rumo às praias para aproveitar o tempo quente, obrigou a mais paragens nos postos de abastecimento. O consumo de combustíveis cresceu em agosto, com a procura por gasóleo a registar o nível mais elevado desde pelo menos 2012. Isto numa altura em que o preço do litro de diesel ficou mais barato.

“O consumo mensal de gasolina e gasóleo, em agosto de 2016, aumentou 8,6% face ao mês homólogo do ano anterior”, refere a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC). Foram consumidos 437.485 toneladas de gasóleo no mês de agosto, já no caso da gasolina a procura ascendeu a 109.887 toneladas, um máximo desde agosto de 2013.

No caso do diesel, “face a anos anteriores (2014 e 2013), o consumo em agosto de 2016 foi superior em 8,5% e 4,1%, respetivamente”, acrescenta. A ENMC só tem dados a partir de 2012, sendo que até esse ano não é possível encontrar um valor tão elevado como o registado neste agosto.

“Comparando com o mês anterior, julho de 2016, o consumo mensal de gasolina e gasóleo aumentou 11,3%”, diz a ENMC. Este forte aumento registado em agosto, mês em que tradicionalmente as famílias fazem férias, puxou pelos números de consumo de gasóleo no acumulado deste ano, mas também nos últimos 12 meses.

“Face ao ano móvel que terminou em agosto de 2015, o consumo de gasóleo registou um aumento de 1,2% face ao ano móvel que terminou em agosto de 2016”, destaca a entidade liderada por Paulo Carmona. Ao mesmo tempo, contudo, o consumo de “gasolina diminuiu -1,3%”, remata.

Preços mais baixos

Este maior consumo de gasóleo aconteceu num mês em os portugueses beneficiaram de uma descida dos valores de venda. “Entre julho e agosto de 2016, o preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo registou uma diminuição de 0,2 cêntimos por litro, correspondendo a uma variação de -1,66%”, nota a ENMC. Seguindo a mesma tendência, o preço médio de venda ao público da gasolina, entre julho e agosto de 2016, registou uma diminuição de 0,2 cêntimos.

Apesar da quebra de preços entre julho e agosto, na comparação com o período homólogo os portugueses continuam a pagar mais por litro de gasóleo. “Entre agosto de 2015 e agosto de 2016, o PMVP do gasóleo aumentou 1,2 cêntimos (+1,1%), explicado na sua maioria pelo aumento de 5,4 cêntimos do ISP, Taxa de Contribuição Rodoviária e Taxa de Carbono, enquanto que houve uma redução de 4,4 cêntimos (-8,1%) do preço sem impostos. A gasolina está 3,5 cêntimos mais barata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Férias fazem disparar consumo de gasóleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião