Ryanair enfrenta nova greve europeia na última semana de setembro
Trabalhadores exigem aplicação da legislação nacional dos seus países de origem e retirada dos processos disciplinares por baixas médicas ou vendas a bordo aquém das metas estabelecidas pela empresa.
A Ryanair vai enfrentar uma nova greve à escala europeia na última semana de setembro, avança o Dinheiro Vivo. A paralisação vai ser levada a cabo por pilotos e tripulantes de cabine de vários países e poderá ainda contar com trabalhadores de handling, que estão em negociações para se juntarem ao protesto. Para já, Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Irlanda, Itália e Portugal deverão ser os países a avançar para greve.
A decisão foi tomada esta sexta-feira, depois de uma reunião em Roma entre as estruturas sindicais que representam os trabalhadores da Ryanair a operar nestes países. Segundo o Dinheiro Vivo, ainda não estão decididos os dias concretos em que a greve irá realizar-se, sendo apenas certo que será na última semana de setembro. A data será anunciada até ao dia 13 de setembro.
Até lá, haverá uma reunião entre os acionistas da Ryanair e os sindicatos esperam daí saia “alguma modificação na atuação da companhia”.
Os trabalhadores têm exigido que a companhia aérea irlandesa aplique a legislação nacional do país de origem destes trabalhadores, nomeadamente em termos de gozo da licença de parentalidade e garantia do ordenado mínimo. Para além disso, exigem que a Ryanair retire os processos disciplinares por motivo de baixas médicas ou vendas a bordo dos aviões abaixo das metas definidas pela empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ryanair enfrenta nova greve europeia na última semana de setembro
{{ noCommentsLabel }}