Assunção Cristas defende recondução de Joana Marques Vidal
Assunção Cristas vai aproveitar a reentré para deixar clara o apoio do CDS-PP à recondução de Joana Marques Vidal como Procuradora-Geral da República.
Na festa que marcará o recomeço do ano político dos centristas, Assunção Cristas vai defender a recondução de Joana Marques Vidal no cargo de Procuradora-Geral da República, avança o Diário de Notícias. No seu discurso, a líder do CDS sublinhará que a magistrada em causa “dá garantias de isenção e de independência”.
O mandato de Joana Marques Vidal termina em outubro. A Constituição dita que seja agora o Governo a propor um novo nome para ocupar o cargo em questão, cabendo ao Chefe de Estado aceitar ou não essa sugestão.
Apesar de estar claro que não há qualquer impedimento legal à renovação do mandato da atual Procuradora-Geral, ainda não é certo o destino de Joana Marques Vidal.
É sabido, no entanto, que o Governo não está inclinado para uma renovação. Em declarações aos jornalistas, António Costa recusou adiantar mais pormenores, referindo apenas que a ministra da Justiça ainda vai ouvir os partidos políticos.
Já à direita, Rui Rio tem recusado falar sobre o assunto, salientando que “quem é responsável por colocar o problema em cima da mesa é o primeiro-ministro e o Presidente da República”. No entanto, num encontro da Universidade de Verão do partido laranja, o secretário-geral do PSD, José Silvano, aproveitou para defender (a título pessoal) a recondução de Joana Marques Vidal. “Não vejo nenhum motivo para que não seja reconduzida”, disse.
O discurso deste sábado de Cristas deverá ser, assim, sinónimo da subida da pressão no que diz respeito a esta matéria. “No curto prazo, continuaremos a pugnar pela recondução da atual Procuradora-Geral da República”, reforçará a líder.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Assunção Cristas defende recondução de Joana Marques Vidal
{{ noCommentsLabel }}