Wall Street ignora guerra. Justiça trava ações da Tesla

As bolsas norte-americanas ignoraram a nova ronda de tarifas impostos pelos EUA à China, e pela China aos EUA. Valorizaram, com as tecnológicas em destaque. A Tesla afundou.

De um lado Donald Trump, do outro a China. Os EUA avançaram com novas tarifas aos produtos chineses, decisão que mereceu uma retaliação do outro lado do mundo. A guerra comercial continua a escalar, mas os investidores ignoraram a crescente tensão, permitindo às bolsas norte-americanas valorizarem. As tecnológicas destacaram-se num dia de travagem forte para a Tesla.

Os EUA anunciaram uma tarifa alfandegária de 10% sobre o equivalente a 200 mil milhões de dólares de produtos chineses importados, já a partir de 24 de setembro. Pequim respondeu com a imposição de novas taxas alfandegárias a bens norte-americanos que representam 60 mil milhões de dólares (51 mil milhões de euros) de importações anuais da China.

Subiu, assim, de tom a guerra comercial. Seria, por isso, de esperar mais uma sessão negativa nos mercados acionistas mundiais. Mas isso não aconteceu na Europa, nem nos EUA, com Wall Street a encerrar no verde. Tanto o S&P 500 como o Dow Jones valorizaram (0,55% e 0,72% respetivamente), mas foi o Nasdaq que registou a subida mais expressiva: 0,78%.

A Apple foi uma das tecnológicas a brilhar. No mesmo dia em que a fabricante do iPhone devolveu mais de 14.000 milhões de euros à Irlanda, as ações avançaram 0,23% para os 218,66 dólares, com os investidores a reagirem às declarações de Tim Cook que afirmou estar “otimista” quanto ao fim do conflito comercial entre Washington e Pequim, após ser conhecido que as novas taxas alfandegárias impostas à China isentam alguns produtos destinados à empresa.

Outras empresas do setor valorizaram, assim como cotadas vistas como mais sensíveis à guerra comercial, como é o caso da Boeing, permitindo aos índices norte-americanos recuperarem da queda registada na primeira sessão da semana. Mas houve também quedas, com a empresa liderada por Elon Musk em destaque.

A Tesla derrapou 3,6% em Nova Iorque, isto depois de o Departamento norte-americano da Justiça ter avançado com uma investigação à empresa. Em causa está o tweet que Elon Musk publicou a 7 de agosto dizendo que tinha assegurado financiamento para retirar a empresa de bolsa, quando na realidade não tinha essa garantia. A publicação fez disparar os títulos da empresa que, afinal, Musk vai manter no mercado de capitais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street ignora guerra. Justiça trava ações da Tesla

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião