UTAO diz que fatura com juros da dívida está a crescer 3,8%. Governo previa 1,4% para o total do ano

UTAO confirma dívida pública nos 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, mas diz que encargos com juros estão a crescer ao triplo do ritmo que o Governo prevê para o conjunto de 2018.

A fatura de Portugal com juros da dívida pública superou os 5.000 milhões de euros até julho, estando a crescer quase ao triplo do ritmo que o Governo português está a prever para o conjunto de 2018, alerta a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

Ao todo, o Estado já gastou 5.058 milhões de euros com encargos decorrentes de juros e comissões com dívida desde o início do ano até julho, “o que reflete um aumento homólogo de 3,8%”, calculam os especialistas que apoiam o Parlamento na sua última nota mensal sobre a dívida pública. “É superior ao crescimento previsto no Orçamento do Estado 2018 para o conjunto do ano (1,4%)”, notam ainda.

A UTAO explica que este aumento da despesa com juros se deve sobretudo ao alongamento das maturidades da dívida pública portuguesa. Portugal tem emitido mais dívida de longo prazo para aproveitar as melhores condições do mercado ao longo deste ano, mas isso também está a pesar na fatura do serviço da dívida: os encargos com Obrigações do Tesouro estão a subir quase 8% para 3.643 milhões de euros.

Até porque os Bilhetes do Tesouro estão a dar uma borla de quase 20 milhões ao Estado, estimam ainda os experts da UTAO. Isto é, Portugal está a receber 19 milhões de euros dos investidores que adquiriram estes títulos de dívida de curto prazo, uma situação que decorre dos juros negativos que o IGCP tem observado nos leilões de Bilhetes do Tesouro.

Além disso, Portugal também está a gastar bastante menos com os empréstimos oficiais da troika, depois de ter pago a parte mais cara da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Feitas as contas, os juros pagos aos credores oficiais ascenderam a 743 milhões de euros, menos 23,4% em termos homólogos.

Já a dívida detida pelas famílias (Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro) representam encargos com juros na ordem dos 416 milhões de euros, um aumento de 3,5% face ao mesmo período do ano passado.

Em 2017, Portugal pagou mais de 7.200 milhões de euros só com juros da dívida.

Na mesma nota, a UTAO confirma que a dívida pública portuguesa atingiu os 125,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do segundo trimestre do ano, um valor avançado pelo Banco de Portugal no mês passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UTAO diz que fatura com juros da dívida está a crescer 3,8%. Governo previa 1,4% para o total do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião