Marcelo recebe taxistas na segunda-feira

  • ECO e Lusa
  • 20 Setembro 2018

Os representantes do setor do táxi queriam ser recebidos pelo Presidente da República ou pelo primeiro-ministro como um dos critérios para pôr fim à sua paralisação no Porto e em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa deverá receber os representantes dos taxistas esta segunda-feira, de acordo com a SIC Notícias. Os táxis manifestam-se em Lisboa, no Porto e em Faro desde ontem, quarta-feira, contra a entrada em vigor da lei que regula as plataformas eletrónicas de transporte de passageiros, que foi alcunhada “lei da Uber”.

Esta manhã de quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que protestos como o dos taxistas são naturais, já que “o que seria estranho” era não haver manifestações antes da apresentação do Orçamento do Estado. A lei em causa, afirmou, está “nas mãos da Assembleia da República”, embora sem se esquivar a receber os representantes sindicais que requeressem um encontro.

De acordo com Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi, os táxis em Lisboa já se encontram no cruzamento da Avenida da República com a Avenida Elias Garcia. Cerca de 30 horas após o início do protesto, os taxistas não pensam em desistir da luta, mesmo depois de o eixo central da Avenida da Liberdade, que estava cortado desde as 05:00 de quarta-feira, ter sido hoje reaberto às 07:30 pela PSP.

O protesto dos taxistas contra a entrada em vigor da lei das plataformas eletrónicas de transporte em veículos descaracterizados cresceu hoje, ao segundo dia de protesto, com mais de 1.300 carros parados em Lisboa, segundo a organização.

Na quarta-feira os representantes as duas entidades representativas dos táxis reuniram-se com os grupos parlamentares para travar a lei que regulamenta as TVDE, como a Uber e a Cabify, mas na falta de respostas positivas às reivindicações decidiram prolongar o protesto. Os dirigentes da Federação Portuguesa do Táxi e da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) voltaram pelas 19:00 de quarta-feira aos Restauradores para apelar aos manifestantes para não desmobilizarem, uma vez que as reivindicações não tinham sido satisfeitas no parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo recebe taxistas na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião