Algarve vai passar a cobrar taxa turística. PS e Bloco negoceiam aumento em Lisboa
A partir do próximo ano, nos meses de março a outubro, os hóspedes de estabelecimentos hoteleiros no Algarve terão de pagar 1,5 euros por dia. Em Lisboa, a taxa poderá duplicar para 2 euros.
O Algarve vai passar a cobrar uma taxa turística aos hóspedes. Durante os meses de março a outubro, os turistas vão passar a pagar 1,5 euros por dia, até um máximo de sete dias consecutivos, segundo avançou, esta sexta-feira, a TSF. Em Lisboa, PS e Bloco de Esquerda têm estado a negociar, durante este verão, para duplicar o valor da taxa turística para os 2 euros.
Segundo a TSF, a taxa turística do Algarve, que deverá entrar em vigor já em março do próximo ano, deverá render aos municípios algarvios 20 milhões de euros por ano, calcula a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve. Estas receitas serão utilizadas em projetos supramunicipais na área da promoção turística, na reabilitação do património e na intervenção da cultura.
O documento que vem definir as regras da nova taxa, discutido em reunião da AMAL, foi aprovado por maioria, com apenas um voto contra da Câmara de Silves. A taxa passará a ser aplicada em estadias que se realizem em estabelecimentos hoteleiros entre março e outubro, ficando isentas as crianças até aos 12 anos. A cobrança será feita pelo estabelecimento turístico, sendo o valor depois transferido para cada município.
“A introdução da taxa turística visa, de alguma forma, fazer com que o turista pague uma parte dos custos que os municípios suportam com e durante a sua estadia“, disse Jorge Botelho, presidente da AMAL, citado pelo Sul Informação.
Bloco força aumento da taxa em Lisboa
No acordo assinado entre o Bloco de Esquerda e o PS para a Câmara Municipal de Lisboa, já está prevista a revisão da taxa turística cobrada na capital, atualmente de 1 euro por noite, até ao início de 2019. O executivo de Fernando Medina tem vindo, contudo, a adiar aumentar esta taxa. Agora, o Bloco aumenta a pressão para que o valor seja revisto para os 2 euros por noite.
O vereador do Bloco de Esquerda Manuel Grilo afirma que a taxa deve ser aumentada para “garantir investimento em higiene urbana e transportes públicos na cidade”. Na sua conta de Twitter, o vereador reforça ainda que as receitas da taxa turística devem “reverter na sua totalidade para as zonas de maior pressão turística na cidade”.
Tweet from @manuelfrgrilo
Desde o começo do novo mandato de Fernando Medina que as negociações sobre esta matéria foram sendo adiadas, mas, antes do início deste verão, foram retomadas entre socialistas e bloquistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Algarve vai passar a cobrar taxa turística. PS e Bloco negoceiam aumento em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}