Taxistas pedem reunião urgente a Marcelo e Costa. Admitem vigília em São Bento

  • Lusa e ECO
  • 22 Setembro 2018

Os taxistas querem reunir com o Presidente da República e com o primeiro-ministro ainda este fim de semana. Admitem promover uma vigília em São Bento.

As duas estruturas que representam o setor dos táxis, reunidas este sábado em Lisboa, decidiram pedir uma audiência com caráter urgente ao Presidente da República e ao primeiro-ministro.

“Como o país não para ao fim de semana, vamos enviar uma carta ao Presidente da República e outra ao Primeiro-Ministro, para sermos recebidos com caráter de urgência, hoje [sábado] ou amanhã”, afirmou à Lusa Florêncio Almeida, da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Veículos Ligeiros (ANTRAL).

O dirigente associativo adiantou que, a partir de segunda-feira, os taxistas vão “iniciar uma vigília à porta da residência oficial do primeiro-ministro”, em São Bento. Segundo Florêncio Almeida “estão atualmente paralisados em todo o país 3.000 motoristas de táxi”, metade deles em Lisboa.

Como o ECO já tinha noticiado, com base em informações da SIC Notícias, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa terá intenções de reunir com os representantes do setor na próxima segunda-feira. No entanto, ao quarto dia de protestos, sem uma eventual desmobilização no horizonte, os taxistas dizem-se “cansados” e à beira do “desespero”, devido àquilo que consideram ser “concorrência desleal” por parte das aplicações de transporte.

Este é já o quarto dia de paralisação no setor do táxi, que continua a ser marcado pela concentração de milhares de profissionais em Lisboa, Porto e Faro. Os taxistas exigem que os grupos parlamentares enviem para o Tribunal Constitucional (TC) a lei que vai regulamentar as plataformas eletrónicas de transporte, como a Uber, Cabify, Taxify e Chauffeur Privé. A ação de protesto arrancou na madrugada da última quarta-feira.

Na capital, os táxis estão parados ao longo da Avenida da Liberdade, nos dois sentidos, desde a Praça dos Restauradores até ao Campo Pequeno, pelo quarto dia consecutivo, em protesto contra a entrada em vigor, a 01 de novembro, do diploma que regula as plataformas digitais de transportes. As duas estruturas do setor são a Antral e a Federação Portuguesa do Táxi.

(Notícia atualizada às 17h44 com mais informações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxistas pedem reunião urgente a Marcelo e Costa. Admitem vigília em São Bento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião