Guillaume Faury deverá ser novo diretor executivo da Airbus

Guillaume Faury, o atual presidente da divisão da Airbus de aeronaves comerciais, irá substituir Tom Enders que lidera a empresa há mais de seis anos.

A fabricante de helicópteros para uso civil está pronta para nomear Guillaume Faury, o atual presidente da sua divisão de aeronaves comerciais, como o novo diretor executivo da Airbus, substituindo, assim, Tom Enders. De acordo com algumas pessoas próximas do assunto, o anúncio oficial pode ser feito ainda esta segunda-feira, avança o Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Faury deverá assumir o comando no próximo mês de abril, depois do grupo Airbus ter atravessado um período difícil no último ano, no qual assistiu a uma série de saídas de gerentes seniores.

Eric Schulz, diretor comercial da empresa, abandonou o cargo no mês passado, depois de apenas nove meses como chefe de vendas. Fabrice Brégier, diretor de operações da Airbus, deixou o grupo no início deste ano, após uma disputa interna pelo poder. John Leahy, o antecessor de longa data de Schulz, também se aposentou, tal como o engenheiro-chefe Charles Champion.

Perante este cenário, uma das primeiras tarefas de Guillaume Faury será encontrar um substituto para Harald Wilhelm, diretor financeiro da Airbus, que também deve sair já no início de 2019.

A empresa ainda liderada por Tom Enders tem-se, também, debatido com alguns problemas de fornecedores, nomeadamente para o motor da aeronave de corredor único A320. No entanto, insiste que cumprirá a meta anual de entregar cerca de 800 jatos no total.

Como se já não bastasse, a empresa com sede em Toulouse (França) está a enfrentar uma investigação franco-britânica sobre alegados subornos e corrupção.

A história foi contada, pela primeira vez, pelo jornal francês Le Figaro. Um porta-voz da Airbus reagiu, dizendo que não comentava questões de gestão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guillaume Faury deverá ser novo diretor executivo da Airbus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião