Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos

Negociações à esquerda continuaram no fim-de-semana e agenda do ministro das Finanças implica estar fora de Portugal quarta e quinta-feira.

O ministro das Finanças vai apresentar esta terça-feira aos partidos as linhas gerais do Orçamento do Estado (OE) para 2019, disse ao ECO fonte do Executivo. Estas reuniões acontecem todos os anos, dias antes da entrega do documento na Assembleia da República pelo Governo.

O Governo trabalha com o cenário de entregar o documento no Parlamento a 15 de outubro. Mas a agenda desta semana do ministro das Finanças obriga a acelerar os encontros com os partidos, que acontecem ao abrigo do estatuto da oposição. Na quarta e na quinta-feira, Mário Centeno estará em Bali, na Indonésia, no encontro anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Assim, as reuniões foram agendadas para terça-feira. Às 9h45 é a vez do encontro com o PAN, às 10h30 do PSD, às 11h15 do PEV, às 12h do BE e às 12h45 do PCP. Para as 14h está marcada a reunião com o CDS.

Estes encontros acontecem uma semana depois de negociações entre os partidos que formam a geringonça e que apoiam o Governo no Parlamento. As conversações entre Governo, BE, PCP e Verdes prolongaram-se para o fim de semana, sabe o ECO.

Neste momento ainda não é claro qual o dia em que o documento será aprovado pelo Conselho de Ministros. O dia habitual para as reuniões da equipa governamental é a quinta-feira, mas Centeno não estará em Lisboa, o que pode obrigar a uma reunião posterior. Esta é uma possibilidade que, para já, não está excluída.

Cristas com poucas expectativas para reunião

O CDS tem poucas expectativas quanto à reunião de terça-feira com o ministro das Finanças para apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado de 2019, mas promete dar a “melhor atenção” a Mário Centeno.

No final de uma visita ao Teatro de São Carlos, em Lisboa, a líder centrista, Assunção Cristas, admitiu que “normalmente, estas reuniões” avançam “pouco em relação aquilo que já se sabe”

“Iremos ouvir com a melhor das atenções aquilo que o senhor ministro das Finanças terá para dizer”, afirmou Cristas, dizendo que ela própria não estará presente, dado que participará, em Leiria, num encontro com empresários, para preparar o debate e a apresentação de medidas para o OE2019.

Além do mais, o CDS parte para este encontro “com a convicção, formada pelas notícias já vindas a publico e com o histórico deste Governo, de que a visão do CDS é bastante diferente” da do executivo de minoria socialista.

Aos jornalistas, Assunção Cristas insistiu na ideia de, “havendo folga orçamental”, se optar por uma descida progressiva do IRS para todos os portugueses, em vez de aumentos na função pública e na eliminação da sobretaxa do imposto sobre combustíveis. “Não somos fáceis a desistir de ideias e, quando elas são boas, não desistimos”, afirmou.

(Notícia atualizada às 16h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião