5 coisas que vão marcar o dia

É dia de saber o que têm, ou não, a dizer as agências de notação financeira sobre Portugal. DBRS e Moody's podem pronunciar-se, isto ao mesmo tempo que os investidores reagem à OPV falhada da Sonae.

Antes de se conhecer o Orçamento do Estado para 2019, as atenções voltam-se para as negociações do Governo com a Função Pública por causa dos aumentos salariais, mas também para a decisão quanto ao rating do país por parte da DBRS e da Moody’s. Nos mercados, os investidores vão estar atentos à Sonae, depois de falhada a OPV da Sonae MC, já lá fora destaque para o arranque da época de apresentação de contas nos EUA. Os bancos estarão em destaque.

Função Pública conhece proposta de aumentos

Era para ter sido na quarta-feira, mas passou para quinta. E acabou por ser adiada para esta sexta-feira a reunião dos sindicatos da Função Pública com o Ministério das Finanças. A FESAP – Federação de Sindicatos da Administração Pública, o STE – Sindicato Dos Quadros Técnicos Do Estado e a Frente Comum vão ficar a conhecer a proposta de Mário Centeno para os aumentos salariais. O Governo já disse que tem 50 milhões de euros para aumentos, um valor que gerou críticas dos seus parceiros de esquerda.

Caldeira Cabral explica escolha para a ERSE

Carlos Pereira foi o escolhido do Governo para vogal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Mas a indigitação do deputado socialista para substituir Alexandre Santos, que já terminou o mandato rapidamente gerou polémica. O CDS foi o primeiro a insurgir-se contra a nomeação, exigindo a presença de Caldeira Cabral no Parlamento para explicar a opção. O ministro da Economia vai, esta tarde, responder às dúvidas dos deputados na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Será que a Moody’s sobe o rating?

Em vésperas de entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2019 na Assembleia da República, o Governo prepara-se para conhecer a avaliação que as agências de rating fazem do país. Não é uma. São duas a fazê-lo esta sexta-feira. Uma delas é DBRS, que durante muito tempo foi a única a dar uma classificação de investimento de qualidade a Portugal, mas é sobre a Moody’s que recaem as atenções. É a única das três grandes que mantém a notação em “lixo”.

“Mantemos uma elevada expectativa de que em breve a dívida portuguesa possa merecer o grau de investimento por parte de todas as principais empresas de notação financeira“, afirmou o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix um dia antes da decisão da Moody’s.

Sonae falha OPV. Como vão reagir os investidores?

Era grande a expectativa quanto à chegada ao mercado do negócio do retalho da Sonae. Na semana passada, a operação de colocação da Sonae MC em bolsa deu, finalmente, o “tiro de partida” após a aprovação do prospeto pela CMVM. A oferta arrancou, mas acabou por falhar. Dias de forte turbulência nos mercados de capitais impediram a Sonae de ser bem-sucedida na venda de ações aos grandes investidores, o que acabou por fazer cair a OPV. Como irão reagir os investidores? As atenções viram-se para as ações da Sonae.

Earnings season voltou… nos EUA

Numa altura em que é grande a tensão nos mercados financeiros, com as bolsas a registarem quedas acentuadas, muitos investidores esperam que a época de apresentação de resultados nos EUA possa trazer alguma acalmia. Esta sexta-feira são conhecidos os resultados do terceiro trimestre de alguns dos maiores bancos americanos, entre eles o Citigroup e o JPMorgan, podendo os números que apresentarem dar algum ânimo aos investidores ou, se ficarem aquém do esperado, acentuar ainda mais as quedas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião