Garrigues assessora Grupo Novo Banco no âmbito do ‘Projeto Viriato’

A sociedade assessorou o grupo do banco na negociação de um contrato-promessa para a venda de uma carteira de ativos imobiliários composta por mais de 8.700 imóveis.

A equipa de imobiliário da Garrigues, liderada por Jorge Gonçalves e Miguel Menezes da Silva, assessorou o Grupo Novo Banco na negociação e celebração do Projeto Viriato: um contrato-promessa para a venda de uma carteira de ativos imobiliários, composta por mais de 8.700 imóveis.

Os promitentes-compradores são entidades indiretamente detidas por fundos geridos pela Anchorage Capital Group L.L.C., uma casa de investimento norte-americana, sediada em Nova Iorque.

A carteira, com um valor bruto contabilístico de 716,7 milhões de euros, é composta por 8.726 imóveis localizados em Portugal e em Espanha, incluindo edifícios e frações com usos residencial, industrial, comercial e de serviços, e também terrenos.

O Novo Banco anunciou que esta transação representa um importante passo no processo de desinvestimento de ativos não estratégicos da instituição, estimando receber cerca de 388 milhões de euros no contexto da operação (o valor final encontra-se dependente da carteira final de ativos a alienar).

Trata-se da maior operação de venda alguma vez realizada em Portugal no setor imobiliário, em número de ativos.O Grupo Novo Banco prevê que a transação se conclua até ao final do ano, uma vez reunidas todas as condições necessárias à formalização da transmissão dos imóveis.

A operação contou com uma assessoria multidisciplinar da Garrigues que, ao longo dos seis meses em que se desenvolveu, envolveu também as equipas de direito laboral, liderada por Rui Valente, de direito fiscal, sob a coordenação de Tiago Cassiano Neves, e de direito societário e mercado de capitais, sob a coordenação de Marta Graça Rodrigues, bem como as equipas de imobiliário e de direito fiscal da Garrigues em Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garrigues assessora Grupo Novo Banco no âmbito do ‘Projeto Viriato’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião