Hoje nas notícias: Fisco, Santa Casa e Carlos Carreiras

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana começa com notícias do Fisco. Quer por ter somado o valor de imóveis isentos de IMI ao de 12 habitações sociais para poder aplicar a taxa Mortágua; quer por os editais a citar ou a notificar pessoas que o Fisco não consiga encontrar de outra forma passarem a estar disponíveis para consulta no Portal das Finanças. Na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, quatro meses depois de formalizada, a entrada da instituição no Montepio ainda está por concretizar.

Casas de pobres da Igreja pagam imposto de luxo

Depois de ter sido tributada com o imposto municipal sobre imóveis (IMI), a paróquia de Paço de Sousa, foi agora sujeita ao adicional do imposto. Para chegar aos 600 euros — mínimo para a aplicação do imposto Mortágua –, o Fisco somou o valor das 12 casas dos pobres construídas pelo padre Américo às salas de catequese e à casa paroquial, que estão isentas de IMI.

Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).

Há cem camas para estudantes vazias por falta de obras

Numa das residências universitárias da Universidade do Porto, há problemas estruturais que deixam cerca de uma centena de quartos vazios e queixas sobre a falta que faz um fogão, mas os alunos das residências consideram-se, mesmo assim, uns privilegiados. Primeiro porque têm um lugar na residência, quando muitos outros colegas desesperaram para encontrar um quarto num apartamento a um preço razoável, e depois devido às condições e localização.

Leia a notícia completa em Público (acesso pago).

Santa Casa já pagou mas ainda não entrou no Montepio

Quase quatro meses depois de formalizada, a entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no Montepio continua por concretizar. O cheque de 75 mil euros já foi passado, mas o contrato que consubstancia a transferência da detenção das ações continua por assinar. “O processo está em curso”: foi a resposta dada pela associação mutualista quando questionada sobre o tema.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

Editais do Fisco vão ser publicados na Internet

Os editais a citar ou a notificar pessoas que o Fisco não consiga encontrar de outra forma vão passar a estar disponíveis para consulta pelos próprios ou por terceiros num novo espaço público que vai ser criado no Portal das Finanças. A alteração consta da proposta de Orçamento do Estado para 2019, entregue pelo Governo no Parlamento no passado dia 15 de outubro, e vem tornar mais acessível uma informação que, atualmente, é afixada em papel em locais como as repartições de Finanças.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).

“Sinto que não tenho capacidades para ser primeiro-ministro”

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, disse, em entrevista ao jornal i que tem sido desafiado para correr à liderança do Partido Social Democrata (PSD). No entanto, Carreiras diz que não se vê nesse lugar. “Sinto que não tenho capacidades para ser primeiro-ministro”. Sobre o atual líder do PSD, o presidente de Cascais disse que “Rui Rio acha que tem [capacidades]”.

Leia a notícia completa em jornal i (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Fisco, Santa Casa e Carlos Carreiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião