Lucros do BCP na Polónia crescem 9%

O Bank Millennium, banco detido pelo BCP na Polónia, registou uma evolução positiva em vários indicadores, com o lucro a crescer 9,3% para os 129 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano.

O Bank Millennium, controlado em 50,1% pelo BCP, obteve um resultado líquido de 548 milhões de zlotys (129 milhões de euros) nos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 9,3% face a igual período do ano anterior, anunciou o BCP em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Num comunicado enviado ao regulador, a instituição financeira liderada por Miguel Maya dá conta de que o crescimento do produto foi inferior ao dos custos operacionais. Assim, o produto bancário aumentou em 5,2%, enquanto os custos operacionais para o mesmo período cresceram 5,6%. Por sua vez, a margem financeira da instituição polaca aumentou em 6,7%, face ao período homólogo.

Entre os principais indicadores, o Millennium bcp destaca o “reduzido custo do risco e manutenção do rácio de crédito com imparidade“. O custo do risco situou-se em 47 pontos base, enquanto o rácio de crédito com imparidade (stage 3) manteve-se “estável” nos 4,7%, adianta o banco.

Este salienta ainda a “forte posição de capital e liquidez”, com o rácio de capital consolidado a ser de 22,9% e o rácio de CET1 a situar-se em 20,9% (não incluindo o resultado do ano corrente). Já o rácio de loans-to-deposits mantém-se em “níveis reduzidos”, nos 84,5%, é ainda referido.

O resultado líquido alcançado fica um pouco aquém do antecipado pelos analistas numa poll realizada pela Reuters. Esta antecipava que nos primeiros nove meses do ano o Bank Millennium registasse lucros de 549 milhões de zlotys.

O Millennium BCP apresenta os seus resultados para os nove primeiros meses do ano a 8 de novembro, depois de ter fechado os primeiros seis meses do ano com um disparo dos seus lucros. Estes totalizaram 150,6 milhões, o que representou uma subida de 67,5% face ao período homólogo de 2017.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros do BCP na Polónia crescem 9%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião