Mais engenhos explosivos foram intercetados. Trump critica hostilidade dos media
Foram intercetados dois engenhos explosivos endereçados a Maxine Waters, uma congressista democrata, e ao ator Robert De Niro, que têm sido fortes críticos da administração Trump.
O FBI anunciou a interceção de dois engenhos explosivos endereçados à congressista democrata Maxine Waters, similares aos encontrados nas residências de Hillary Clinton, Barack Obama, George Soros e na redação de Nova Iorque da CNN.
“Confirmamos agora dois engenhos adicionais, ambos endereçados à representante Maxine Waters, que são similares em aparência”, aos cinco outros explosivos apreendidos anteriormente, pode ler-se na página oficial da rede social Twitter do FBI, divulgado quarta-feira à noite. Maxine Waters, congressista democrata afro-americana, eleita pelo estado da Califórnia, tem sido uma forte crítica da administração Trump.
“Qualquer ato ou ameaça de violência política é uma ameaça à nossa democracia. Nenhuma nação poderá ser bem-sucedida se tolerar a violência ou a ameaça de violência como um método de intimidação política ou coerção”, afirmou Donald Trump em Wisconsin, durante um comício de apoio às campanhas do governador Scott Walker e da senadora estadual Leah Vukmir.
Por outro lado, o líder norte-americano criticou os media, que segundo ele têm responsabilidades no clima crispado que o país vive. “Os media têm a responsabilidade de definir um tom civilizado e acabar com a hostilidade interminável, ataques constantes e notícias negativas e às vezes falsas” disse.
Durante a quarta-feira, os “pacotes suspeitos” dirigidos a Hillary Clinton e a Barack Obama, foram intercetados pelo serviço federal norte-americano encarregado da sua proteção, pelo que não chegaram às mãos dos destinatários, indicaram os serviços secretos em comunicado.
De acordo com o diário The New York Times, que cita as forças da ordem, os dispositivos são semelhantes àquele que foi encontrado e detonado pela polícia na segunda-feira na residência do multimilionário e filantropo George Soros – outro famoso democrata -, em Bedford, a cerca de 60 quilómetros de Nova Iorque.
O Departamento de Segurança Nacional, do qual dependem os serviços secretos, indicou em comunicado que os pacotes foram “de imediato identificados como potenciais engenhos explosivos durante procedimentos de rotina de verificação do correio e foram tratados como tal”. Também as instalações da CNN no edifício Time Warner, em Manhattan, foram evacuadas perante a ameaça de uma possível bomba.
Restaurante de De Niro também recebeu pacote suspeito
Nesta quinta-feira, as autoridades norte-americanas encontraram mais engenhos semelhantes, desta vez endereçados a Robert De Niro. O pacote foi enviado para o edifício onde o ator tem vários negócios, incluindo uma produtora e um restaurante, em Nova Iorque, de acordo com a CNN (acesso livre/conteúdo em inglês).
A polícia da cidade removeu o pacote do Tribeca Grill, e não foi necessário evacuar o espaço porque se encontrava vazio. A fiscalização pelas autoridades foi reforçada na zona de Tribeca. Robert De Niro também criticou publicamente Donald Trump, como as outras figuras a quem os engenhos explosivos estavam endereçados.
(Notícia atualizada às 12h39)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais engenhos explosivos foram intercetados. Trump critica hostilidade dos media
{{ noCommentsLabel }}