EDP Brasil vende centrais mini-hídricas e prevê encaixe de 140 milhões de euros
A venda das oito centrais mini-hídricas é feira por 166,4 milhões de euros, mas tendo em conta o valor da dívida, o encaixe é de 140 milhões. A Statkraft Energias Renováveis é a empresa compradora.
EDP Brasil vendeu à Statkraft Energias Renováveis oito centrais mini-hídricas no Estado do Espírito Santo por 166,42 milhões de euros, incluindo uma dívida líquida de 26,7 milhões de euros, anunciou a empresa esta quinta-feira num comunicado enviado ao mercado. A empresa prevê um encaixe de 140 milhões de euros.
“O valor total da transação é de 704 milhões de reais, incluindo dívida líquida estimada em 113 milhões de reais. Deste modo, o valor esperado do encaixe é de 591 milhões de reais, o qual está sujeito a ajustes entre a presente data e a conclusão da operação, como é usual a esse tipo de transação”, sublinha o comunicado publicado no site da CMVM.
A EDP Brasil, detida em 51% pela EDP, especifica ainda que “assinou um contrato de compra e venda de ações com a Statkraft Energias Renováveis”, para a “alienação de 100% das ações detidas pela EDP Brasil na EDP Pequenas Centrais Hidroelétricas”, que detém sete centrais mini-hídricas, e Santa
Fé Energia, “que detém uma central mini-hídrica”. “As oito centrais mini-hídricas em questão situam-se no Estado do Espírito Santo, e totalizam 131,9 MW de capacidade instalada e 68,8 MW médios de garantia física, com prazo final de concessão entre 2025 e 2031”, sublinha ainda o comunicado.
Esta operação ainda necessita da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Só depois de ter luz verde destas duas instituições, um procedimento “usual neste tipo de negócio” é que a venda é dada por concluída.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP Brasil vende centrais mini-hídricas e prevê encaixe de 140 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}