Galp desiste de furo no Alentejo por causa dos obstáculos legais

Galp e ENI desistiram da exploração de petróleo na costa alentejana devido a complicações legais. Petrolífera portuguesa lamenta que não possa avaliar os recursos mas vai continuar a investir no país.

A Galp e a italiana Eni desistiram da exploração de petróleo ao largo da costa alentejana, sublinhando os obstáculos legais que impossibilitam a continuação do projeto.

“A Galp e a Eni tomaram a decisão de abandonar o projeto de exploração de fronteira na bacia do Alentejo. Apesar de lamentarmos a impossibilidade de avaliar o potencial de recursos offshore do país, as condições existentes tornaram objetivamente impossível prosseguir as atividades de exploração”, anunciou a petrolífera portuguesa esta segunda-feira em comunicado enviado às redações, isto depois de o CEO Carlos Gomes da Silva ter comunicado esta decisão aos analistas através de uma conference call de resultados realizada ao final da manhã.

“Dada a existência de diversos processos judiciais em curso sobre este assunto, as duas empresas não farão comentários adicionais neste momento”, indicou ainda a empresa.

Galp (30% do consórcio) e Eni (70%) tinham até meados de janeiro para efetuarem o primeiro furo de exploração de petróleo, situado a cerca de 46 quilómetros da localidade alentejana de Aljezur. Porém, o tribunal de Loulé aceitou em agosto uma providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo para a suspensão do processo, acabando por determinar o fim precoce do projeto.

Apesar de lamentar o desfecho, a Galp diz que vai “continuar a investir em Portugal”, nomeadamente a abrir caminhos no campo da mobilidade sustentável, a apostar na competitividade e na eficiência energética e ambiental das refinarias bem como reforçar progressivamente a aposta nas fontes de energia de base renovável em regime de mercado”.

“É aqui que temos a nossa âncora e que estamos a lançar as bases para a transformação estratégica da empresa em resposta aos desafios da descarbonização”, reforçou.

Este anúncio surge no dia em que a Galp apresentou uma subida de 54% dos lucros para quase 600 milhões de euros no exercício dos primeiros nove meses do ano.

(Notícia atualizada às 12h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp desiste de furo no Alentejo por causa dos obstáculos legais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião