5 coisas que vão marcar o dia

Divulgação da evolução da dívida pública em setembro, início da discussão na especialidade do OE 2019 e resultados dos testes de street à banca europeia figuram entre os principais eventos do dia.

O segundo dia do mês de novembro começa por ser marcado pela divulgação da evolução da dívida pública em setembro. Mais ou menos à mesma hora que será conhecido este indicador, começa a ser discutido na especialidade o Orçamento do Estado para 2019. Esta sexta-feira será ainda a última oportunidade para quem pretenda concorrer à quarta e última fase de concurso aos estágios profissionais do IEFP. A nível europeu, referência para a divulgação dos testes de stress da EBA à banca. Nos EUA serão conhecidos dados que permitem “medir o pulso” à economia.

Como evoluiu a dívida pública em setembro?

O Banco de Portugal divulga os dados sobre a evolução da dívida pública relativos a setembro. Estes números serão conhecidos depois de, entre julho e agosto, a dívida pública se ter reaproximado do recorde de 250 mil milhões. A dívida pública portuguesa na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas usar no Procedimento dos Défices Excessivos situou-se em 249,3 mil milhões de euros, em agosto, um aumento de mil milhões que resultou das emissões de dívidas efetuadas pelo Tesouro naquele mês.

Há stress na banca europeia?

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) revela os resultados dos testes de stress realizados este ano à banca europeia. Esta avaliação abrange 48 bancos europeus — 70% do setor — e procura testar a sua resiliência a choques hipotéticos. Não serão divulgados os bancos que passaram ou chumbaram, nem as necessidades de capital de cada um. Apenas os rácios que atingirão nos diferentes cenários. CGD, BCP e Novo Banco também serão examinados, mas ficam no grupo de instituições que não são obrigadas a divulgar os resultados.

OE 2019: início da discussão na especialidade

Esta sexta-feira é dado o pontapé de saída da discussão na especialidade do Orçamento do Estado do próximo ano. A primeira reunião é da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas. Arranca às 10h00 e contará com a presença do Ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira. Às 16h00 é a vez de o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, ir à Comissão da Educação e Ciência.

Prazo das candidaturas a estágios profissionais do IEFP termina

Hoje termina o quarto e último período de entrega de candidaturas aos estágios profissionais do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Podem candidatar-se a este programa de estágios pessoas singulares ou coletivas, do setor privado, com ou sem fins lucrativos, bem como desempregados inscritos no IEFP, sobretudo jovens entre os 18 e os 30 anos de idade ou desempregados de longa duração (há mais de 12 meses no desemprego).

Do emprego à balança comercial: como vão os EUA?

Esta sexta-feira são divulgados vários indicadores que permitem “medir o pulso” à economia norte-americana. Um deles é a taxa de desemprego relativa ao mês de outubro. As estimativas apontam para que esta se tenha situado nos 3,7%, em linha com a leitura registada no mês anterior. Serão também revelados dados sobre a balança comercial, mas relativos a setembro. A expectativa dos economistas aponta para um ligeiro agravamento do défice nesse segmento: dos 53,2 mil milhões de dólares, de agosto, para 53,4 mil milhões, em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião