Desemprego diminui na Europa. Portugal regista a quarta maior queda entre os Estados-membros

A taxa de desemprego registou uma diminuição homóloga, tanto na zona euro como na UE, de 0,8 pontos percentuais cada. Já Portugal superou a média e registou uma queda de 1,9 pontos percentuais.

O desemprego continua a descer, tanto na zona euro como na União Europeia (UE). A taxa de desemprego da zona euro e da UE, registada no passado mês de setembro, apresentou uma diminuição. Portugal, por sua vez, registou a quarta maior queda homóloga entre os Estados-membros, segundo os dados publicados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (Eurostat).

Na zona euro, em setembro, a taxa de desemprego fixou-se nos 8,1%, um valor mais baixo face aos 8,9% registados no período homólogo de 2017. Contudo, estável quando comparado com o mês imediatamente anterior.

Na União Europeia, o desemprego também desceu. No mês passado atingiu os 6,7% — valor igual ao registado em agosto — mas abaixo dos 7,5% de setembro de 2017.

Comparando em termos homólogos, a taxa de desemprego recuou em todos os 27 Estados-membros. Olhando para o caso específico de Portugal, o país assume o título da quarta maior queda homóloga entre os Estados-membros, sendo que a taxa de desemprego baixou 1,9 pontos percentuais.

Os maiores recuos homólogos do desemprego foram, assim, observados no Chipre (de 10,2% para 7,4%), Croácia (de 10,5% para 8,2%), Grécia (de 20,9% para 19,0) e em Espanha (de 16,7% para 14,9%).

República Checa, Alemanha e Polónia são os países com as menores taxas de desemprego (2,3%, 3,4% e 3,4%, respetivamente). Do outro lado da balança, pesam as taxas mais altas da Grécia (19%) e de Espanha (14,9%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego diminui na Europa. Portugal regista a quarta maior queda entre os Estados-membros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião