Desemprego está a descer há cinco anos consecutivos

No mês passado, o desemprego encolheu, em termos homólogos, às 17,5%. Este é o quinto ano consecutivo de redução.

Em setembro, 338,9 mil portugueses estavam registados como desempregados nos Serviços de Emprego do Continente e Regiões Autónomas, menos 71,9 mil do que no mesmo mês do ano anterior, o que representa o quinto setembro consecutivo de redução homóloga. “O desemprego está a descer em termos homólogos há exatamente cinco anos e representa agora quase metade do nível de setembro de 2013″, explica o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), na nota que acompanha os dados divulgados esta segunda-feira.

De acordo com o IEFP, no último mês, registou-se um recuo homólogo de 17,5% do desemprego. No que diz respeito à variação em cadeia, a tendência verificada foi a contrária: subiu 0,2%, isto é, quando comparado com agosto, ao número de desempregados foram acrescentados 788 mil pessoas.

Estes 338,9 mil desempregados representam, contudo, apenas 68,2% do total de 497,153 pedidos de empregos, reforça a entidade.

Quanto ao desemprego jovem, verificou-se uma redução homóloga de 23,4% que contrasta com a subida em cadeia de 9,3%.

“A nível regional, comparando com o mês de setembro de 2017, o desemprego registado diminuiu em todas as regiões do País, destacando-se, com as descidas percentuais mais acentuadas, as regiões Norte (-19,3%) e Alentejo (-19,6%)”, nota ainda o IEFP.

Por outro lado, quando às “ofertas de emprego por satisfazer”, no mês passado, somavam-se 19.335 propostas nos Serviços de Emprego de todo o país, o que corresponde a um aumento em cadeia de 0,6%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego está a descer há cinco anos consecutivos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião