Brexit? Tony Blair está “100% contra” e diz que ainda é possível parar divórcio
A saída do Reino Unido da União Europeia está marcada para março do próximo ano, mas Tony Blair acredita que ainda é possível parar esse divórcio. Diz que irá tentar fazê-lo "até ao final".
Ainda é possível parar o divórcio mais polémico dos últimos dois anos? Tony Blair acredita que sim. No terceiro dia do Web Summit, o ex-primeiro-ministro britânico frisou que irá tentar evitar a concretização do Brexit “até ao final” e apelou à realização de um segundo referendo sobre esta matéria.
“Estou 100% contra o Brexit”, garantiu o político. “Vou tentar pará-lo, até ao final. Penso que é possível parar”, disse. Na opinião de Blair, a saída do Reino Unido do bloco europeu, deixará as economias de ambas as partes debilitadas.
Sobre as várias possibilidades atualmente em cima da mesa, o ex-governante considerou “dolorosa” uma saída sem acordo, mas não deixou elogios aos feitos de Theresa May. Aliás, definiu-a como “inútil”. “O acordo está a tentar contornar o Brexit, mas não há como contornar o Brexit”, salientou.
Nesse sentido, Tony Blair apelou à realização de um segundo referendo sobre o Brexit, agora com os cidadãos mais conscientes das consequências dessa saída.
Esta não é a primeira vez que o ex-primeiro-ministro deixa este apelo. O político já chegou mesmo a defender que os deputados deverão chumbar qualquer acordo de modo a pressionar o Governo a ouvir de novo os cidadãos.
A saída do Reino Unido da União Europeia acontecerá a 29 de março do próximo ano, mas ainda não foi alcançado um acordo entre o Executivo de Theresa May e Bruxelas. Apesar de o Governo britânico garantir que 90% dos termos já estão consolidados, persiste uma disputa: a fronteira entre as duas Irlandas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit? Tony Blair está “100% contra” e diz que ainda é possível parar divórcio
{{ noCommentsLabel }}