5 coisas que vão marcar o dia

Serão conhecidos dados relevantes para a União Europeia e Portugal, relativos ao crescimento da economia e também à evolução do emprego. Portugal vai aos mercados para reembolsar o FMI.

Serão conhecidos dados relevantes para a União Europeia e Portugal, relativos ao crescimento da economia e também à evolução do emprego. Nos mercados, Portugal vai a leilão para angariar dinheiro para reembolsar antecipadamente o Fundo Monetário Internacional, e, depois do fecho da bolsa, a Sonae vai revelar as contas dos primeiros nove meses do ano. Saiba o que esperar desta quarta-feira.

Como cresceu a economia portuguesa? E a da Europa?

Na manhã desta quarta-feira será conhecida a estimativa rápida do gabinete de estatística da União Europeia (UE) para o Produto Interno Bruto (PIB), no terceiro trimestre de 2018. Segundo as previsões preliminares, o PIB do conjunto dos países da União Europeia e da Zona Euro cresceu 0,3% e 0,2%, respetivamente, no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. Em Portugal, o INE faz as contas à riqueza gerada no terceiro trimestre, sendo que a expectativa dos economistas contactados pelo ECO é de que a economia tenha crescido 0,4% em cadeia e 2,2% em termos homólogos.

Desemprego na Europa continua a descer?

O Eurostat vai divulgar as estimativas rápidas para o emprego no terceiro trimestre, na UE e na Zona Euro. Na Zona Euro, em setembro, a taxa de desemprego fixou-se nos 8,1%, um valor mais baixo face aos 8,9% registados no período homólogo de 2017. Portugal registou a quarta maior queda entre os Estados-membros.

Portugal vai emitir dívida para reembolsar FMI

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Gestão da Dívida Pública (IGCP) marcou um leilão duplo de dívida a cinco e dez anos para esta quarta-feira. Portugal quer obter entre mil milhões e 1.250 milhões de euros para “pagar antecipadamente parte do empréstimo do FMI”, explica o IGCP. No último mês, o IGCP realizou um leilão de dívida a dez anos, no qual colocou 782 milhões de euros com uma taxa de juro de juro em 1,939%.

Sonae apresenta resultados

A Sonae, uma das principais retalhistas portuguesas que vai, em breve, sofrer uma mudança de liderança, vai revelar as contas dos primeiros nove meses de 2018, depois do fecho do mercado de capitais. Esta será a primeira vez que a dona do Continente revela resultados depois de ter falhado a oferta pública de venda (OPV) do negócio de retalho em resultado da turbulência vivida nos mercados de capitais por causa de Itália.

Arranca comissão de inquérito a Tancos

A comissão parlamentar de inquérito ao furto de armas em Tancos vai tomar posse às 17h00. Será presidida por Filipe Neto Brandão, que é deputado do PS. A proposta de criação de uma comissão parlamentar de inquérito foi anunciada em setembro, depois de terem sido noticiadas as detenções de militares da Polícia Judiciária Militar e da GNR, na sequência da investigação à recuperação de armamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião