5 coisas que vão marcar o dia

Indicadores económicos do BdP, do Eurostat e do INE marcam esta quinta-feira. A par, disso há nova discussão do OE com o CFP, e concessionárias apresentam propostas para aumento das portagens.

No dia em que o Conselho de Finanças Públicas vai ao Parlamento falar sobre o Orçamento de Estado 2019, depois de já ter avançado com algumas críticas, eis que a Brisa e a outras concessionárias avançam com as propostas para o aumento de preço nas portagens. Enquanto isso, há nova ronda de indicadores económicos. INE, Banco de Portugal e Eurostat avançam com uma série de estatísticas. Cá dentro, é dia de se ficarem a conhecer os dados relativos ao turismo e ver como anda o crédito ao consumo. Na Europa, é a vez de se perceber o comportamento da balança comercial europeia.

CFP fala sobre Orçamento de Estado

Depois de já ter afirmado algumas críticas em relação ao processo de consolidação das contas públicas, o Conselho de Finanças Públicas vai ao Parlamento falar sobre o documento apresentado por Centeno. Teodora Cardoso já disse que o défice vai reduzir-se, em 2019, em 1.071 milhões de euros graças ao crescimento, aos dividendos do BP e da Caixa e à poupança com juros, já que as medidas do governo até agravam as contas. Quem também vai ao Parlamento falar do OE é o CES, que também já veio dizer, que o documento é pouco ambicioso nos resultados a obter.

Automóvel travou. E o crédito ao consumo?

O crédito ao consumo tem vindo a aumentar, sendo a maior fatia oriunda do crédito automóvel. Os dados que o Banco de Portugal divulga esta quinta-feira vão permitir aferir qual o montante do crédito ao consumo agregado, e a sua repartição por bancos e financeiras, concedido em setembro, mês em que as vendas de veículos afundaram 10%. Será que o crédito resiste ao travão dos automóveis?

Verão quente? INE revela as receitas do turismo

No dia em que tem início o 30º congresso nacional de hotelaria e turismo, organizado pela Associação de Hotelaria de Portugal e por onde vão passar os principais atores do setor, o INE divulga as estatísticas do turismo referentes a setembro. Estes dados acarretam alguma expectativa uma vez que são o fecho da época alta do setor. Em agosto, o número de turistas estrangeiros diminuiu, tendo havido inclusive um abrandamento das receitas.

Concessionárias apresentam propostas para subir portagens

Termina esta quinta-feira o prazo das concessionárias para apresentação de propostas de atualização de preços das portagens. A Brisa e as outras concessionárias, nomeadamente as gestoras das ex-SCUT, formalizam as propostas de atualização de preços, depois de se saber que o aumento das portagens deve rondar 0,89%, tendo em conta a inflação. A confirmar-se esta subida será o terceiro ano consecutivo de subida de preços.

Exportações da Zona Euro estão a crescer?

O Eurostat divulga as estatísticas de comércio internacional de bens da União Europeia e da Zona Euro referentes ao mês de setembro. A expectativa é de perceber se, a exemplo do que aconteceu em agosto, as importações dos países da moeda única estão a aumentar mais do que as exportações. Em agosto, as exportações de bens da Zona Euro para o resto do mundo ascendiam a 181,5 mil milhões de euros, um crescimento de 5,6% face ao período homólogo. Já as importações cresceram 8,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião