“Obviamente, se fosse deputado do PS votaria contra” a redução do IVA nas touradas, diz António Costa

O grupo parlamentar do PS apresentou uma proposta de alteração ao OE para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais com a redução do IVA para 6%. António Costa já reagiu.

António Costa mostra-se surpreendido com a iniciativa do grupo parlamentar do PS, que apresentou nesta quinta-feira uma proposta de alteração para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais com redução do IVA para 6%. “Obviamente que se fosse deputado do PS votaria contra” a proposta, diz o primeiro-ministro, em declarações transmitidas pela RTP3.

“Tenho a esperança que a proposta que foi apresentada pelo Governo seja aprovada e que haja uma redução da taxa do IVA para os espetáculos de teatro, dança, musica, mas que não haja uma redução da taxa do IVA para os espetáculos tauromáquicos“, reforça o primeiro-ministro.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, excluiu a tauromaquia de um eventual alargamento dos espetáculos abrangidos pela redução do IVA de 13% para 6% por ser uma questão de “civilização”, no debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019. António Costa apoiou a posição da ministra da Cultura nesta matéria numa carta aberta, onde disse ainda que “o choca” a televisão pública transmitir touradas, mas que não lhe “ocorre proibir” essa transmissão.

O primeiro-ministro admite que “é manifesto que há uma divergência entre o grupo parlamentar e o Governo”, mas garante que o grupo é autónomo e que está assim a fazer o exercício da sua liberdade. “O Governo não dá ordens à Assembleia e estaremos sujeitos ao que decidirem”, acrescenta.

Acusado de incoerência pelo PSD, por ter comparecido em touradas há alguns anos, nomeadamente no período em que foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Costa responde que esteve apenas em representação da CML, e que “não há qualquer contradição”.

(Notícia atualizada às 18h51)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Obviamente, se fosse deputado do PS votaria contra” a redução do IVA nas touradas, diz António Costa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião