Theresa May pede apoio aos empresários para acordo do Brexit

  • ECO
  • 19 Novembro 2018

A primeira-ministra britânica sabe que os próximos dias serão decisivos para o acordo do Brexit. Esta segunda-feira procura apoio juntos dos grandes empresários britânicos.

Com a certeza de que os próximos dias serão críticos para alcançar apoios para o acordo do Brexit, Theresa May desmultiplica-se em aparições públicas. Esta segunda-feira, a primeira-ministra britânica vai ao congresso anual da Confederação da Indústria Britânica, em Londres, angariar apoios junto de cerca de 1500 empresários. Este apoio por parte das maiores empresas britânicas pode ser decisivo, numa altura em que May se depara com muita contestação política e há mesmo quem peça a sua demissão.

O presidente da patronal britânica já veio dizer que espera que “se chegue a um acordo que respeite o resultado do referendo do Brexit e minimize os danos causados à economia”.

Numa entrevista à Sky News, este domingo, Theresa May admitiu que o Reino Unido vive um momento decisivo. “Os próximos dias são decisivos”, afirmou.

Também no domingo, Michel Barnier, negociador do Brexit por parte da União Europeia, admitiu prolongar o período de transição até 2022. Uma ideia que será debatida na cimeira de líderes, marcada para o próximo dia 25 de novembro, para aprovar o esboço do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, cuja data oficial é 29 de março de 2019. Mas aumentar o período de transição supõe permitir a livre circulação de pessoas e bens e permanecer no mercado comum e na união aduaneira, como até aqui, uma decisão que não agradará aos defensores do Hard Brexit que pretendem cortar as relações com a UE, o quanto antes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May pede apoio aos empresários para acordo do Brexit

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião