Com o Brexit à porta, número de casas por vender em Londres toca recorde

O Brexit tem vindo a arrefecer o mercado imobiliário britânico. E Londres não escapa. O número de imóveis por vender nunca foi tão elevado.

Se o imobiliário de Lisboa promete ser o centro das atenções no próximo ano, para Londres o cenário não é assim tão positivo. O número de casas por vender na capital britânica está em níveis recorde, numa altura em que o mercado imobiliário começa a apresentar sinais de arrefecimento depois de um boom de vários anos. Este cenário acontece à medida que aumentam as incertezas sobre o Brexit.

A 30 de setembro, eram 2.374 as casas construídas mas que estavam por vender em Londres, o número mais alto de sempre, largamente acima das 1.594 habitações observadas no final do ano passado, de acordo com os dados da Molior London, citados pela Bloomberg (conteúdo em inglês). Wandsworth e Croydon são os bairros mais afetados da capital britânica, com o maior número de casas por vender.

Casas por vender nos bairros de Londres

Este cenário tem estado a acentuar-se à medida que as vendas de casas começam a cair, depois de um boom de vários anos. “Uma parte deste excesso acumulou-se porque se trata do produto errado, ao preço errado, consoante aquilo que as pessoas querem e podem comprar”, diz Tim Craine, fundador da Molior London. “Fora isso, é uma questão de mau timing, fruto da desaceleração do mercado devido ao Brexit”, completa.

Isto acontece numa altura em que aumentam as incertezas à volta do divórcio entre o Reino Unido e a União Europeia, que tem pressionado o mercado imobiliário. Além disso, os preços têm estado fora do alcance de vários potenciais compradores, diz a Bloomberg.

Em outubro, os preços das casas no Reino Unido caíram pela primeira vez desde 2011, de acordo com dados da Rightmove, principalmente no centro. No país, os preços caíram 0,2% enquanto em Londres essa queda foi mais acentuada (2,4% no ano). Os preços das residências na capital recuaram 6,9% num ano para uma média de 1,3 milhões de libras (1,5 milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com o Brexit à porta, número de casas por vender em Londres toca recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião