Endividamento da economia baixa. São 719 mil milhões

Dívida total da economia portuguesa atingiu os 719 mil milhões de euros. Quebra ligeira segue-se a dois meses de aumento.

O endividamento da economia portuguesa diminui, em setembro, após dois meses em crescimento. O total da dívida do setor público e privado (empresas e famílias) atingiu os 719 mil milhões de euros, o que representa uma diminuição de 200 milhões de euros face ao mês anterior, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Do total, 319,1 mil milhões de euros são referentes ao setor público e 399,9 mil milhões de euros ao setor privado. A quebra ligeira registada em setembro face a agosto deve-se à redução de 600 milhões de euros no endividamento público, que foi parcialmente compensada pelo aumento de 400 milhões de euros no endividamento privado.

“O decréscimo do endividamento do setor público traduziu-se, sobretudo, numa diminuição do endividamento face ao setor não residente e às próprias administrações públicas, parcialmente compensada pelo aumento do financiamento concedido pelo setor financeiro”, refere o Banco de Portugal.

Evolução do endividamento em 2018

Fonte: Banco de Portugal

Já no setor privado, houve um aumento do endividamento externo das empresas em 900 milhões de euros, acompanhado de uma redução do endividamento das empresas e dos particulares à banca em 300 milhões e 100 milhões de euros, respetivamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia baixa. São 719 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião