A pensar na loja do futuro? Nike just did it
Chama-se “House of Innovation 000”e é o novo conceito de retalho da Nike: uma flagship inaugurada em Nova Iorque e que quer tornar a experiência em loja tão simples e conveniente como a compra online.
Depois de Xangai, Nova Iorque. A House of Innovation 000 é o novo conceito de retalho da Nike, uma flagship que cruza a compra física com a digital, e que quer tornar a experiência em loja tão simples e conveniente como a compra online.
A experiência começa num chamado regresso às origens do que pode ser e significar uma loja para a sua cidade. São seis pisos numa esquina da 5ª Avenida e, em cada andar, há inovação e experiências a lembrar a imersão que muitos nova-iorquinos tiveram na visita à Niketown Original, quando abriu portas há 20 anos.
Mas a inovação parece estar na criação de “uma conversa sincronizada com o consumidor”, que se consegue através da app da marca, que reconhece o cliente assim que entra na loja e que permite solicitar produtos, fazer o scan QR Codes dos manequins e ver os artigos no telemóvel ou, também, tê-los à nossa espera no provador.
Numa experiência que se quer envolvente, personalizada e, ao mesmo tempo, seamless, usa dados da comunidade local. Por exemplo, no piso Nike Speed Shop as prateleiras só têm roupa e calçado de acordo com o perfil desses consumidores locais. O novo conceito adapta-se também a todos os que gostam de comprar online mas que fazem questão de experimentar o produto em loja. À espera dos visitantes, encontra-se um cacifo com o nome, aberto através da app no telefone, dando acesso ao produto. O check out é online e, por isso, em todo o processo não é preciso entrar em filas.
A personalização do produto é feita em dois estúdios e até a arquitetura da própria loja tem o conceito DIY, já que o layout permite a adaptação do espaço, de um momento para o outro e de acordo com a estratégia da marca. Será suficiente para descodificar a fórmula do retalho de futuro?
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