Aplicação de novo código para mutualistas aumenta pressão sobre Tomás Correia
O despacho conjunto, que determina a aplicação do novo Código das Associações Mutualistas à Associação Mutualista Montepio Geral, deverá ser publicado nos próximos dias.
A aplicação do novo Código das Associações Mutualistas, que prevê regras como requisitos mais apertados sobre a idoneidade dos gestores, pode acontecer ainda antes das eleições na dona do Montepio, aumentando a pressão sobre Tomás Correia.
O despacho conjunto do Ministério do Trabalho e da Segurança Social com as Finanças, que indica se o novo Código é aplicado à Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), deverá ser publicado nos próximos dias, avança o Público. Também o Montepio Nacional de Farmácias (Monaf) estará abrangido.
Tomás Correia é candidato nas eleições para a liderança da AMMG, que se realizam a 7 de dezembro, e é visado em vários processos a decorrer atualmente no Banco de Portugal e no Ministério Público, por suspeitas de ilícitos graves da esfera regulatória e criminal. Mesmo que a aplicação do Código ocorra depois das eleições, já deverá fazer efeito sobre os gestores eleitos.
Nas últimas eleições, realizadas em 2015, Tomás Correia foi eleito presidente com 61% dos 57.800 associados que foram votar — isto de um universo de cerca de 630 mil associados.
O primeiro-ministro, António Costa já tinha indicado que foi aprovada legislação para garantir “uma supervisão mais rigorosa e independente” ao Montepio Geral. Esta transfere a supervisão do Ministério do Trabalho para o Instituto de Seguros de Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aplicação de novo código para mutualistas aumenta pressão sobre Tomás Correia
{{ noCommentsLabel }}