Governo obriga autarquias a gerir estradas nacionais
Decreto-lei determina que, mesmo que as câmaras não queiram gestão, terão de assumir responsabilidades.
O Governo quer obrigar as autarquias a gerir as estradas nacionais. O decreto-lei que fixa as regras dá ao poder aos municípios para decidir se querem ou não ser eles a gerir a manutenção das estradas mas, mesmo que optando que não, o Governo determina que deverão assumir responsabilidades, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias (acesso condicionado).
De acordo com o jornal, as autarquias podem recusar propriedade mas vão sempre partilhar responsabilidades com o Estado. O jornal contactou juristas que referem que o decreto-lei se trata de uma medida “sem pés nem cabeça”.
O assunto da gestão das estradas, que passaram para a área de influência das autarquias, voltou a estar no centro das discussões depois do deslizamento de terras na estrada entre Borba e Vila Viçosa, que levou à morte de duas pessoas. Três ainda continuam desaparecidas.
O Governo e a câmara foram avisados, em 2014, sobre o risco de colapso da estrada de Borba, segundo informação enviada a 1 de dezembro desse ano ao Governo do PSD/CDS-PP pelos serviços da então Direção Regional de Economia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo obriga autarquias a gerir estradas nacionais
{{ noCommentsLabel }}