El Corte Inglés junta-se à Alibaba para fazer frente à Amazon

Para além de vender os produtos através das plataformas do grupo, como o Tmall e o AliExpress, o El Corte Inglés terá acesso a tecnologias da Alibaba, nomeadamente de análise de dados.

O El Corte Inglés está a preparar-se para fazer frente à Amazon. O grupo espanhol fez uma parceria com o Alibaba, de forma a poder vender os produtos na plataforma online chinesa. Já o grupo fundado por Jack Ma terá acesso a infraestruturas em Espanha.

O pré-acordo assinado entre as empresas determina uma troca de tecnologias, espaços de vendas e estratégias nos dois países, avança o El País (acesso livre/conteúdo em espanhol). As empresas vão partilhar infraestruturas e canais logísticos, de forma a facilitar a logística das operações em cada um dos locais.

Para além de vender os produtos através das plataformas do grupo, como o Tmall e o AliExpress, o El Corte Inglés terá acesso a tecnologias da Alibaba, nomeadamente de análise de dados. Em troca, o Alibaba poderá utilizar os centros do grupo espanhol como pontos de recolha para os clientes e também exposição de produtos. Existem mais de 90 centros comerciais do El Corte Inglés em Espanha, bem como centros logísticos.

Este não é o primeiro contacto entre as duas empresas. O El Corte Inglés assinou, em março, um acordo com o Alipay, o sistema de pagamento associado ao grupo Alibaba, para tornar as compras mais fáceis para os turistas chineses que visitam a Espanha. Mais recentemente, no início do mês, o AliExpress abriu um espaço temporário num dos centros comerciais do grupo, em Madrid, para celebrar o Dia dos Solteiros, um evento anual de descontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

El Corte Inglés junta-se à Alibaba para fazer frente à Amazon

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião