Combustíveis descem 3 cêntimos. Gasolina já baixou 15 cêntimos em dois meses

Mais uma semana, mais um trambolhão nos preços dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina vão ver os preços cair na próxima segunda-feira, com descidas de três cêntimos em ambos os casos.

Mais uma semana, mais um trambolhão nos preços dos combustíveis. Tanto o gasóleo como a gasolina vão ver os preços cair na próxima segunda-feira, com descidas de três cêntimos em ambos os casos. Com esta nova descida, a gasolina simples de 95 octanas eleva para 15 cêntimos a queda no espaço de apenas dois meses.

Fonte do setor adiantou ao ECO que os preços dos combustíveis vão registar nova queda a partir da meia-noite de segunda-feira, isto face à evolução dos preços dos petróleo e derivados nos mercados internacionais na última semana. Em Nova Iorque, o barril de crude atingiu esta semana um valor abaixo dos 50 dólares, o que não acontecia há mais de um ano.

No caso da gasolina, vai ser a oitava semana de descidas, com o preço do litro deste combustível a cair para os 1,4514 euros, o valor mais baixo desde outubro de 2017, de acordo com as estatísticas oficiais da Direção Geral de Energia e Geologia.

Para o gasóleo, o combustível mais usado pelos portugueses, tudo aponta para uma descida para os 1,3366 euros por litro, para mínimos de abril deste ano, tratando-se da quinta semana consecutiva em que o preço recua.

A evolução dos preços dos combustíveis tem por base a cotação do ouro negro e derivados nos mercados. Nas últimas semanas os preços têm estado sob pressão devido à situação de excesso de oferta de barris no mercado mundial, um desequilíbrio que a OPEP está a tentar resolver com um corte na produção no seio dos membros deste cartel. Os países da OPEP têm reunião agendada para a próxima semana.

Entretanto, nos EUA, um dos maiores consumidores mundiais de energia, as reservas de crude aumentaram pela décima semana consecutiva, num sinal de menor procura que deixa os investidores com reservas quanto ao impacto da decisão da OPEP no reequilíbrio do mercado petrolífero.

(Notícia atualizada às 11h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis descem 3 cêntimos. Gasolina já baixou 15 cêntimos em dois meses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião