Portugal tem ‘luz verde’ para pagar dívida ao FMI
Os credores aprovaram a decisão do Governo português de pagar antecipadamente a totalidade da dívida em falta ao Fundo Monetário Internacional.
O Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) anunciou esta terça-feira que Portugal tem luz verde para avançar com o pagamento da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O Governo português indicou que irá pagar antecipadamente a totalidade da dívida em falta, ainda este ano.
“O conselho de administração do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSF) decidiu hoje dispensar a obrigatoriedade de reembolso dos empréstimos do EFSF, permitindo a Portugal proceder ao reembolso antecipado do seu empréstimo do FMI”, lê-se no comunicado.
Para Klaus Regling, diretor do Mecanismo Europeu, “o reembolso antecipado do FMI vai gerar benefícios financeiros para Portugal, ao substituir a dívida ao FMI por emissão de dívida com custos mais baixos”. “Esta poupança, em conjunto com um forte desempenho económico, são vistos como um sinal positivo para os mercados”, acrescenta.
Tweet from @ESM_Press
O bolo de 78 mil milhões de euros concedido pela troika no âmbito do resgate financeiro a Portugal foi dividido igualmente pelo FMI, o EFSF e a União Europeia. Assim, 26,3 mil milhões foram emprestados pelo FMI, valor que o Executivo vai reembolsar cerca de cinco anos mais cedo do que o previsto.
“Portugal comprometeu-se também a reembolsar o EFSF até dois mil milhões de euros no período entre 2020 e 2023, após o pagamento integral dos empréstimos do FMI”, adianta o MEE, em comunicado. “Este compromisso, no entanto, está sujeito às condições de mercado e ao impacto sobre a sustentabilidade da dívida, conforme avaliado naquele momento”, ressalvam.
(Notícia atualizada às 11h39)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal tem ‘luz verde’ para pagar dívida ao FMI
{{ noCommentsLabel }}