Alentejo 2020 aprova 124 projetos. Programa investe 93 milhões de euros na região

  • Lusa
  • 4 Dezembro 2018

Foram aprovados 124 projetos ao abrigo do programa comunitário Alentejo 2020, num investimento na região que totaliza 93 milhões de euros.

O programa comunitário para o Alentejo aprovou 124 projetos em áreas de acolhimento empresarial e em infraestruturas e equipamentos sociais e de saúde da região, num investimento total de 93 milhões de euros, soube-se esta terça-feira. Os projetos, 41 para áreas de acolhimento empresarial e incubadoras não tecnológicas e 83 de investimentos em infraestruturas e equipamentos sociais e de saúde, foram aprovados pela Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional Alentejo 2020, que é gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Segundo a CCDRA, num comunicado enviado à agência Lusa, os 41 projetos aprovados para áreas de acolhimento empresarial e incubadoras não tecnológicas, no âmbito da Qualificação e Inovação das Pequenas e Médias Empresas, vão implicar um investimento total elegível de cerca de 62 milhões de euros e beneficiar de um cofinanciamento comunitário de 52,7 milhões de euros. Trata-se de “um excelente incentivo para o tecido empresarial da região Alentejo, numa clara aposta na qualidade”, refere o organismo.

Já os 83 projetos aprovados para investimentos em infraestruturas e equipamentos sociais e de saúde vão implicar um investimento total elegível de cerca de 31 milhões de euros e beneficiar de um cofinanciamento comunitário de 26,5 milhões de euros.

Segundo a CCDRA, os 124 projetos aprovados constam do mapeamento elaborado para as denominadas prioridades de investimento negativas e que é “imposto” pelo Acordo de Parceria do programa de fundos comunitários nacional Portugal 2020. A CCDRA frisa que “o Alentejo 2020 vai continuar a guiar-se pelo que considera ser fundamental para a região e para os seus atores”, ou seja, “aprovar projetos, assegurar que os investimentos estão a ser aprovados e executados e que a região irá até 2023 aplicar os fundos europeus na íntegra com critério e seletividade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alentejo 2020 aprova 124 projetos. Programa investe 93 milhões de euros na região

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião