A coroa sueca vai passar a ser a e-coroa

  • Leonor Rodrigues
  • 17 Novembro 2016

O banco central mais antigo do mundo pode vir a criar a sua própria moeda digital. Na Suécia o uso de dinheiro físico é já reduzido. Os consumidores preferem os pagamentos eletrónicos.

O Riksbank está a estudar a hipótese de vir a criar uma nova moeda: a e-coroa, a moeda digital da Suécia. O banco central mais antigo do mundo quer acompanhar a tendência das novas formas de pagamento eletrónico sem que a coroa sueca perca valor.

“Se o mercado pode utilizar as novas tecnologias para lançar novos e populares serviços de pagamento porque é que o Riksbank não pode fazer o mesmo?”, questionou Cecilia Skingsley, vice-governadora do banco sueco, num evento sobre FinTech, em Estocolmo.

Na Suécia, os pagamentos com dinheiro efetivo está em queda: 80% das compras realizadas são pagas de forma eletrónica, como cartões de crédito ou Paypal, de acordo com o El Economista.

“A diminuição da utilização do dinheiro físico na Suécia representa uma questão mais urgente para nós do que para a maioria dos outros bancos centrais”, acrescentou a vice-governadora.

coroa-sueca

Por essa razão, Skingsley considera que esta é a altura ideal para lançar esta nova moeda, pois praticamente todo o mundo tem acesso à internet, quer em computadores, tablets ou smartphones. No entanto, a ideia ainda é apenas isso: “ainda que pareça simples à primeira vista, trata-se de algo completamente novo para um banco central e não há exemplos que possamos seguir”.

Caso a e-coroa seja, de facto, lançada, tal não significa que o dinheiro físico desapareça. Pelo contrário, a ideia é que se complementem. Além disso, as características desta moeda pioneira também ainda não estão definidas, explica a banqueira: “no caso de decidirmos desenhar a tal moeda digital, não sabemos se será em cartão, numa app ou noutra forma. Não há ninguém que possamos copiar e, da mesma forma que há 350 anos fomos os primeiros a emitir bilhetes, quem sabe se não seremos o banco central pioneiro a emitir uma moeda digital”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A coroa sueca vai passar a ser a e-coroa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião