Aeroporto de Lisboa regista o sexto maior crescimento de passageiros na União Europeia

  • ECO
  • 6 Dezembro 2018

Entre os diversos aeroportos europeus, o da Portela registou o sexto maior crescimento em número de passageiros em 2017,revelam os dados do Eurostat.

O aeroporto da Portela registou o sexto maior crescimento em número de passageiros em 2017, entre os vários aeroportos europeus, revelam os dados do Eurostat publicados esta quinta-feira. O crescimento face a 2016 é de 18,8%.

De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, à frente do aeroporto de Lisboa neste indicador está o aeroporto de Sofia na Bulgária com um crescimento de 30%, Warszawa/Chopina, na Polónia (22,7%); Ljubljana/Brnik, na Eslovénia (19,8%); Luxemburgo com um crescimento de 19,1% e Lennart Meri Tallinn, na Estónia, que cresceu 19%.

O ano passado foram cerca de um milhão e 43 mil de passageiros que viajaram de avião na União Europeia, um crescimento de 7% face a 2016 e 39% relativamente a 2009.

Fonte: Eurostat

Perante o crescimento do número de passageiros no aeroporto de Lisboa, ainda em novembro, o administrador da ANA – Aeroportos de Portugal, Francisco Pita admitiu que a estrutura aeroportuária está “lotada” o que a leva a perder “1,8 milhões de passageiros por ano”. Algo que deverá continuar a acontecer enquanto não existir outra solução, como a abertura do aeroporto complementar no Montijo, que está prevista para 2022. Este ano o número de passageiros deverá ainda crescer mais, Francisco Pita disse que se deverá alcançar o recorde de 29 milhões de pessoas a aterrar em Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroporto de Lisboa regista o sexto maior crescimento de passageiros na União Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião